sábado, 19 de novembro de 2011

Sucos funcionais podem combinar frutas, legumes e verduras

Uma maneira de repor nutrientes é tomar sucos que trazem combinações, com couve, agrião, beterraba e cenoura.
Uma maneira de repor nutrientes é tomar sucos que trazem combinações, por exemplo, com couve. Segundo especialistas, ela é fonte de fibras, produz relaxamento muscular e tem cálcio, importante para a formação dos ossos.
"É interessante, por exemplo, utilizar, o agrião, a beterraba, a cenoura e incorporar esses legumes e verduras nos sucos do dia a dia", diz Fernando Aislan Ferreira, nutricionista.
Você pode fazer cubos de legumes e verduras para facilitar na hora de misturar. Bata a couve no liquidificador com um pouco de água e coloque para gelar e pequenas porções.
Suco energético
Para fazer um suco energético use meia manga grande. A fruta é rica em vitamina A, um potente antioxidante que ajuda a neutralizar os radicais livres, que favorecem o envelhecimento.
Acrescente quatro cubos de couve e duas colheres de linhaça por copo de suco. Ela é rica em fibras, que ajudam no funcionamento do intestino e também é riquíssimo em ômega 3, um nutriente fundamental pra saúde do cérebro.
Pra completar, o açúcar mascavo, rico em vitamina E, minerais e ajuda a completar o valor energético no suco. Bata tudo com um copo de água mineral.
Suco refrescante
O suco refrescante também leva cubos de couve e uma lasquinha de gengibre.
O gengibre tem um aspecto anti-inflamatório na prevenção de várias doenças, entre elas o câncer. O gengibre tem um sabor que dá frescor e é muito saboroso.
Por último um copo de suco de laranja para garantir a quantidade ideal de vitamina C do dia. Para adoçar, uma colher de sopa de mel.
Suco para fixar o bronzeado
Há ainda o suco para fixar o bronzeado e proteger a pele. Basta uma fatia de melancia, rica em licopeno, que atua como um protetor da pele para esses raios ultravioletas, que aumentam a produção de radical livre na nossa pele.
Misture uma cenoura rica em betacaroteno, que acelera a produção de melanina responsável pela pigmentação da pele.
Utilize a castanha-do-pará ou a castanha do Brasil, por causa do selênio, que é importante como antioxidante dos raios solares nos nossos olhos, um importante nutriente para proteger a retina.
Para finalizar suco de laranja. Se as frutas estiverem bem maduras nem é preciso adoçar.
Suco digestivo
Três pedaços médios de abacaxi, que contém bromelina, substância que acelera a digestão.
Acrescente três folhas de hortelã, suco de meio limão, que tem vitamina C, antioxidante que ajuda no funcionamento do fígado, e uma colher de sopa de mel.
Pode bater com um copo de água mineral, água de coco ou até o suco de outra fruta.
Alimentos que funcionam como um filtro solar
Os alimentos têm substâncias capazes de produzir um protetor natural e eficaz contra os efeitos do sol. No RS, nutricionistas prepararam duas receitas que ajudam a manter a pele protegida o ano todo.
 O caminho para uma pele mais bonita e saudável pode estar entre as prateleiras do supermercado. Na laranja, pura vitamina C, no arroz integral, na maçã verde... Todos esses alimentos são ricos em substâncias que têm propriedades fotoprotetoras.

“Diminuindo todos os danos, desde a vermelhidão da pele, até mesmo o envelhecimento e o câncer de pele”, afirma Aline Schneider, nutricionista.

Os nutrientes são retirados dos alimentos através da digestão e vão para a corrente sanguínea. A pele tem duas camadas: a mais profunda que é a derme e aquela que todo mundo vê, que é a epiderme.

A ação desses nutrientes fotoprotetores nas células da pele acontece de dentro pra fora: da camada mais profunda até a camada mais externa - formando uma barreira protetora contra os raios solares.

"Como se a gente tivesse passando um fotoprotetor numa camada mais interna da nossa pele aonde o filtro solar que nós usamos normalmente não consegue chegar!", diz a nutricionista.

Por isso um alerta! Uma pesquisa de uma faculdade de nutrição de Porto Alegre, feita no litoral do estado do Rio Grande do Sul, descobriu que está faltando proteção na mesa de 70% dos gaúchos entrevistados.

"Houve prevalência de peles mais claras então as peles mais sensíveis às radiações ultravioletas que não apresentavam uma ingestão adequada de alimentos fotoprotetores", explica Simone Fernandes, nutricionista.

Mas pra aproveitar os benefícios desses nutrientes é preciso que eles façam parte do cardápio todos os dias, no mínimo durante três meses. Então, agora a gente mostra uma receita rica em substâncias fotoprotetoras.

Pra isso vamos usar duas maçãs verdes picadas. Esprema o suco de três laranjas. Coloque a maçã no liquidificador e uma porção de salsa. "O equivalente a uma colher de sopa!", explica.

Aí é só acrescentar o suco da laranja e bater tudo no liquidificador. Um copo desse suco por dia é a quantidade necessária para proteger sua pele. O efeito desse consumo por três meses pode durar até duas semanas, mas a recomendação é manter estes alimentos na dieta enquanto vocês estiver se expondo ao sol.
Consumo de cálcio e atividades físicas previnem a osteoporose
Fase de crescimento é a que a pessoa mais precisa consumir cálcio. Um litro de leite por dia, é a quantidade ideal para os adultos.
A osteoporose, doença que surge quando os ossos começam a perder cálcio, ficando mais fracos e mais sujeitos a fraturas, é mais comum nas mulheres do que em homens. Alguns alimentos ajudam a prevenir o mal, principalmente quando são aliados à prática de exercícios físicos.
O primeiro caminho para fortalecer os ossos é reservar meia hora por dia para as atividades físicas. “A musculação e a caminhada vão te ajudar a melhorar e a aumentar a sua massa óssea", ensina Marta Cignach, educadora física.
A fase de crescimento é a que a pessoa mais precisa consumir cálcio. Na infância, o ideal é ingerir entre 800mg e 1200mg por dia. Na adolescência, entre 1200mg e 1500mg. Os adultos precisam de 1000mg. Já as mulheres, depois dos 50 anos, voltam a ter a necessidade de 1500mg por dia.
O endocrinologista Miguel Hissa explica porque o sexo feminino sofre mais com a doença: "Isso ocorre, muitas vezes, porque a mulher não conseguiu construir uma densidade óssea durante sua vida e após a menopausa, pela deficiência dos hormônios sexuais, há uma desmineralização óssea".
A principal fonte de cálcio é o leite. Para consumir a quantidade de cálcio recomendável para um adulto, seria necessário tomar um litro ou quatro copos por dia. Para quem acha muito, não gosta ou não pode tomar leite existem outros alimentos ricos em cálcio que podem estar presentes em todas as refeições do dia.

No café da manhã, uma alternativa ao leite e derivados, como queijo e iogurte, podem ser as frutas secas, que também são ricas em cálcio. "Você pode escolher o damasco e a uva passa. Pode ser uma porção de uma mão fechada de cada”, indica a nutricionista Fabiana Fontes.
Para o lanche, boa opção é um mix de castanhas e amêndoas. "Com três castanhas-do-pará, cinco castanhas de caju e três ou quatro amêndoas você já atinge o cálcio no meio da manhã", explica a nutricionista.
Na hora do almoço, vegetais verdes escuros podem ser consumidos à vontade. A nutricionista dá algumas opções: "Brócolis, quiabo, couve-manteiga e repolho verde. Sé precisa tomar cuidado com o espinafre, que tem uma substância chamada fitato que prejudica a absorção do cálcio".
Na refeição, feijão acompanhado de peixe é um prato cheio para fortalecer os ossos. “Badejo ou sardinha, que são peixes baratos e que você consegue consumir facilmente também são fonte de cálcio", ensina Fabiana.
Além de uma boa alimentação e de praticar exercícios, também é importante tomar sol. Quinze minutos por dia são suficientes para liberar a vitamina D armazenada na pele. É essa vitamina que ajuda o organismo a absorver o cálcio.
Conheça os alimentos que ajudam na prevenção e no combate à celulite
Terapeuta corporal ensina quais são os alimentos ideais para quem quer evitar o problema. Confira receitas de uma salada e de sucos poderosos.
A celulite é um processo inflamatório, causado por alterações hormonais, má alimentação e falta de atividade física. A nutricionista Flávia Semenow indica os alimentos que podem estimular o problema e outros que ajudam a combatê-lo.
- Evite os alimentos que pioram o processo inflamatório. “São os ricos em açúcar, farinhas refinadas, gordura animal, frituras e com muito sal”.
- Tomate, beterraba e cenoura ajudam no combate à celulite. São alimentos diuréticos que diminuem a retenção de líquidos. Outros alimentos entram nessa lista: “A água de coco, por exemplo, é muito rica em potássio e muito diurética. Abacaxi, melancia e cebola também estão neste grupo”.
- Não deixe faltar no prato alimentos que melhoram a circulação e ajudam a eliminar as toxinas, como as folhas, principalmente as verdes escuras como a couve. “O brócolis e a soja também estão neste grupo. Temos também o rabanete, que além de melhorar a circulação e eliminar toxinas, participa na renovação celular”.
- Invista em chá verde, gengibre e pimenta vermelha, que são termogênicos, aceleram o metabolismo e queimam gordura. “Quanto mais gordura a gente perde, mais celulite a gente perde”.
- Reforce a dieta com alimentos integrais, ricos em fibras, e leguminosas, como feijão lentilha e grão de bico. “Eles ajudam a eliminar mais toxinas. Quanto menos toxina, menos celulite”.
- A aveia é considerada por muitos nutricionistas a campeã no combate aos furinhos. “A aveia contém silício, um elemento estrutural do colágeno, que atua na reorganização das fibras na pele. Por isso, ele melhora aquele aspecto de casca de laranja”.
- Alimentos que contêm substâncias anti-inflamatórias devem fazer parte do cardápio diário. Azeite, frutas oleagianosas, como castanhas e nozes, e as sementes de linhaça de girassol e gergelim são bons exemplos. “Eles contêm zinco, selênio, ômega 3 e 6, que são anti-inflamatórios e vão atuar diretamente no processo da celulite”.
- Coma alimentos que tenham substâncias antioxidantes, como as frutas vermelhas: “Elas combatem os radicais livres, que pioram o processo inflamatório”.
A nutricionista Andrezza Eufrásio ensina receitas poderosas para o combate à celulite:
Suco anticelulite
Ingredientes:
- 1 colher se sobremesa de salsinha picada
- 3 folhas de couve manteiga crua
- 1 fatia média de abacaxi
- 350 ml de água de coco
- 3 folhas de hortelã
- Suco de ½ limão
Modo de Preparo:
Bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente, sem coar para não perder as fibras.
Vitamina Anticelulite
Ingredientes:
- 250 mL de leite de soja ou desnatado
- 5 morangos
- 2 colheres de sopa de aveia em flocos
Modo de Preparo:
Bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente.
Suchá
Ingredientes:
- 250 ml de chá verde
- 1 pedaço de gengibre
- gotas de limão
Modo de Preparo:
Durante o preparo do chá verde, no momento da infusão, coloque também o gengibre descascado e picado. Coe e adicione gotas de limão. Sirva quente ou frio.
Salada Pele Lizinha
Ingredientes:
- ½ xícara de brócolis cozido
- ½ xícara de couve flor cozida
- ½ xícara de rúcula (ou outra folha verde escura)
- ¼ de tomate
- 1 fatia de abacaxi picadinho
- 100g de atum
- 2 castanhas-do-pará picadas
- Suco de ½ limão
- Azeite extra virgem
Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes e tempere a salada com o suco do limão e um fio de azeite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário