quarta-feira, 17 de outubro de 2012

SINTOMAS DA MENOPAUSA



  os sintomas podem durar em média de 4 ou 5 anos
ondas de calor, que se concentram mais acima do tórax até a cabeça, chegando em algumas mulheres a molhar completamente o couro cabeludo. Pode ocorrer a qualquer momento do dia, mas as queixas são mais frequentes à noite, quando acordam com calor , tiram as cobertas e até a camisola, para depois de 15 minutos sentirem frio e voltarem a se agasalhar. Isto pode ocorrer várias vezes na madrugada.
 cansaço, fadiga, falta de disposição
 irritabilidade, mudança de humor freqüente, depressão, tristeza, melancolia sem motivo aparente, desmotivação, falta de sentido na vida. Coincide com a fase em que os filhos cresceram estão mais independentes e a mulher se vê sem função e só. Fortes crises existenciais ocorrem neste período.
 libido diminui, sentem-se menos atraente e temem que o marido se desinteresse por elas. Surge então a baixa auto-estima , insegurança, preocupação excessiva com a aparência ou falta de cuidados consigo, chegando em casos extremos ao auto-abandono completo e depressões importantes. Em alguns casos desenvolvem ciúme paranóico do marido ou desprezo por ele.
 vagina seca, órgãos genitais atrofiam,” murcham”. Sentem dores nas relações por falta de lubrificação, é comum fugirem do marido e das relações, causando ainda mais insegurança no casal.
 Dores musculares e articulares em diversas articulações, acorda como se estivesse “enferrujada”
 pele seca, aparência mais envelhecida do rosto
 vertigens, fraqueza
 falta de memória e de concentração
 palpitação
sentimento de perda de energia , sente que está envelhecendo repentinamente.
 ganho de gordura abdominal, famosa barriguinha.
 aumento do colesterol e/ou triglicérides.
 A doença cardiovascular (infarto e AVC) são a principal causa morte entre mulheres no período pós-menopausa.A falta de estrógenos também propicia a perda óssea , descalcificação proporcionando osteopenia ou osteoporose que seria um estágio mais avançado da osteopenia.
Por todos os motivos mencionados acima , entra em discussão qual a melhor e mais segura forma de tratamento, reposição hormonal artificial com hormônios sintéticos ou hormônios naturais??? Cabe agora entrarmos nesta discussão .
 TERAPIA DE REPOSIÇÃO HORMONAL ( TRH )
 Atualmente há dois tipos de REPOSIÇÃO HORMONAL ARTIFICIAL disponíveis para as mulheres.
1. É o mais comumente prescrito com fármacos sintéticos, substâncias químicas realmente estranhas ao corpo humano.Entre elas estão o estrogênio quimicamente alterado, cuja forma mais comum é o Premarin , e a progesterona quimicamente alterada, que na verdade, não é progesterona, mas um composto de substâncias denominadas progestinas, como o Provera, que agem como progesterona no corpo.O Premarin é o fármaco mais popular , contém formas de estrogênio completamente alheias ao corpo humano.Na verdade o Premarin é feito de urina de égua prenha, pode-se ler na literatura médica estrogênio eqüino conjugado (CEE). O CEE tem uma composição completamente distinta dos estrogênios naturalmente encontrados no corpo humano. O 3 estrogênios naturalmente encontrados em mulheres são estriol (90%), estradiol (7%) e estrona (3%). O CEE quase não contém estriol, mas muita estrona (75%) e estradiol(5% a 15%). Além disso os cavalos tem vários estrogênios próprios de sua espécie, sobretudo equilina (6% a 15%).
Nos últimos anos, publicaram-se os resultados de vários grandes estudos envolvendo dezenas de milhares de mulheres em Reposição hormonal artificial (CERT), os quais levaram a constatações perturbadoras. Segundo esses estudos, muitos médicos convencionais chegaram a conclusão de que o estrogênio artificial quimicamente alterado (CERT) não é benéfica como se pensava, e a decisão de usá-la para mulheres na menopausa mudou drasticamente. Grande parte da fundamentação para a administração de CERT caiu por terra.O uso a longo prazo do estrogênio aumenta o risco de enfermidades, como doença coronariana e câncer.Houveram os mesmos resultados com a terapia hormonal com testosterona para aumentar a libido feminina, e também os uso da testosterona na andropausa masculina. Estudos demonstraram graves distúrbios hepáticos com o uso da testosterona.
Em resumo estudos divulgados por cientistas sérios em 2003( famoso estudo Nurses HealthStudy) , constataram um aumento de mais de 32% na incidência de câncer de mama em mulheres que só repuseram estrógenos artificiais e de 41% nas mulheres que repuseram artificialmente estrógeno e progesterona. Para mulheres acima de 60 anos o risco sobe para 71%. O índice de mortalidade de câncer de ovário para mulheres que fizeram reposição hormonal aumentou em 40% , depois de 6 a 10 anos e de 71% depois de 10 ou 11 anos, segundo o mesmo estudo.Este estudo teve início em 1997 e envolveu 16.608 mulheres pós-menopausa.Em 2002 o National Institutes of Health interrompeu esse estudo porque os riscos de tomar hormônios artificiais (CERT) pareciam exceder as diretrizes do teste, isto é , risco benefício não era coerente . Nas mulheres com uso de CERT, houve também aumento drástico nos índices de infarto e AVC .O estrogênio aumenta o HDL (bom colesterol) mas vários estudos mostraram exatamente o contrário , mulheres com CERT aumentaram o risco de infarto.
2. A segunda forma usada atualmente para reposição hormonal artificial é chamada BERT (hormônios bioidênticos) são hormônios idênticos aos encontrados no corpo.
As farmácias manipulam , isto é criam ou preparam fórmulas a partir de fármacos ativos originais , nas proporções semelhantes às mulheres em termos de estrona (E1), estradiol(E2) , e estriol (E3) . Tudo é preparado para imitar o máximo possível as proporções hormonais encontradas no corpo feminino.
Será que a mulher pode realmente receber os benefícios sem os riscos dos hormônios artificiais? Não temos grandes estudos financiados por laboratórios que provem esta eficiência dos bioidênticos . Estudos pequenos deram a impressão de proporcionar benefícios sem os riscos dos hormônios artificiais.Vários outros estudos pequenos dão evidência de que a BERT não aumenta os riscos de doenças coronarianas, tem efeitos benéficos contra os lipídeos,e que previnem osteoporose em mulheres acima de 65 anos.
Os três tipos de estrogênio (estriol, estradiol e estrona) tem efeitos distintos. O estradiol é o mais potente dos estrogênios de ocorrência natural e ajuda a prevenir osteoporose , mas também tem implicações na causa do câncer. O estriol , por outro lado, parece dar alguma proteção contra vários tipos de câncer feminino, sobretudo de mama e útero. Uma grande vantagem do BERT é que, geralmente, incluem estriol protetor contra câncer, que não é encontrado em estrogênios eqüinos conjugados.
Estrogênios bioidênticos tem meia vida curta, portanto, deve ser tomada 12hs em 12hs.
Trabalhos recentes sugerem que, longe de ser de menor importância, a progesterona pode ser o hormônio mais dominante em mulheres pré-menopausa. A progesterona é útil sobretudo , para equilibrar os efeitos dominantes dos estrogênios, como redução do impulso sexual, depressão, níveis anormais de açúcar no sangue, fadiga , irritabilidade, falta de clareza do pensamento, disfunção da tireóide, retenção de líquido, perda óssea, ganho de gordura e baixa função de adrenal.
Alguns pesquisadores na Pensilvânia , constataram que o creme dermatológico de progesterona bioidêntica pode servir como tratamento eficaz para os sintomas da menopausa.Na verdade a maioria dos estudos sugere que a progesterona não auxilia na prevenção da osteoporose.
Ainda não temos nada definido e estudos seguros sobre os hormônios bioidênticos, com certeza tanto o estrogênio bioidêntico quanto a progesterona bioidêntica tem menos efeitos colaterais do que os hormônios sintéticos (CERT), porém nada ainda é comprovadamente seguro. Por isso sugere-se os caminho das terapias naturais que comentaremos a seguir.
 TERAPIAS NATURAIS PARA A MENOPAUSA
 1. Produtos a base de soja – Glycine Max
Como alternativa para o estrogênio há várias abordagens não hormonais para a menopausa.
O Glycine Max Composto é o mais estudado entre os fitohormônios, é uma planta originária da China.Experimentos em humanos mostram atividade das isoflavonas semelhante ao estradiol.
Produtos a base de soja contêm isoflavonas, sobretudo genisteína e daidzeína, que são fitoestrógenos (estrogênio de origem vegetal).
As isoflavonas, atuam como hormônios, apresentando a vantagem de não causar efeitos colaterais, como aqueles observados em pacientes usuários de hormônios sintéticos.Apesar da semelhança com os hormônios sintéticos , a atividade das isoflavonas é cerca de 100.000 vezes mais fraca do que a atividades desses, porque os efeitos só começam a surgir a longo prazo.
Constatou-se que o consumo de produtos de soja reduz as ondas de calor e protege contra osteoporose,doença coronariana e câncer. O câncer de mama é relativamente raro no Japão, onde o consumo médio diário de isoflavona da soja é cerca de 50mg, comparado a 1 a 5 mg por dia nos EUA. Mostrou-se também que o consumo de soja previne a osteoporose e a doença de Alzeheimer, além de reduzir os níveis potencialmente nocivos de colesterol LDL.Mais do que isso a soja muda o metabolismo do estrogênio na mulher para uma proporção mais favorável. Para obter esses efeitos hormonais benéficos, é preciso consumir cerca de 50mg de isoflavonas de soja diariamente.Isto é alcançado comendo 170g de tofu ou 113g de um produto de soja fermentado ou ainda bebendo duas xícaras de leite de soja por dia.
Vegetais crucíferos, como brócolis e couve de Bruxelas, podem ajudar a melhorar as proporções entre os estrogênios, trazendo alívio dos sintomas da menopausa.
 2. Trifollium pratense
O nome comercial mais conhecido é Climadil, ou RED CLOVER
Trifollina tem sido cultivado desde os tempos antigos, primeiramente por ser uma pastagem muito apreciada por animais.
Mas, como muitas outras ervas, Ttifollina possui também valor terapêutico. Apesar de ter sido usada no tratamento de várias doenças em todo o mundo, a indicação mais
considerada do Trifollina era no tratamento do câncer. Médicos chineses também a utilizam no tratamento de problemas respiratórios.
No século Dezenove, o Trifollina foi utilizado por herboristas como um alternativo ou purificador do sangue. Este termo médico, em desuso, refere-se a uma crença antiga de que toxinas no sangue eram a principal causa de muitas doenças.
Câncer, eczemas, e erupções de doenças venéreas eram todas vistas como manifestações das toxinas contidas no sangue.
A trifollina era considerada como uma das melhores ervas para purificar o sangue. Por esta razão, está incluída em muitos dos famosos tratamentos do câncer.
Recentemente, produtos contendo Trifollina são indicados no tratamento dos sintomas da menopausa. Eles contêm altas concentrações das quatro maiores isoflavonas
( Formononetin, Biochanin A, Daidzein e Genistein), Substâncias similares, mas não iguais ao estrogênio.
Trifollina é também recomendado para o tratamento de acne, eczema, psoriasis e outras doenças de pele.
 MECANISMO DE AÇÃO:
 daidzeíne são considerados vitais para a saúde da mulher. Fitoestrógenos são hormônios muito fracos que quando comparados com os estrógenos do corpo, competem pelos mesmos receptores estrogênicos, e assim, contribuem com a redução da atividade estrogênica. Provavelmente, seja esta a explicação para as mulheres japonesas que por terem baixos níveis de estrógeno, apresentam menos queda dos teores hormonais na menopausa apresentando assim sintomas característicos mais suaves.
Um nível anormal de estrógeno no sangue pode afetar a função reprodutiva, a saúde dos ossos, e provavelmente outros órgãos do sistema. As isoflavonas podem neste caso, exercer seu efeito estrogênico, elevando os níveis destes hormônios fornecendo-lhe todos os benefícios do tratamento realizado com hormônios sintéticos ou semi-sintéticos. Estas propriedades normalizadoras são oriundas do efeito estrogênico dos isoflavonóides.
Muitas mudanças hormonais ocorrem durante a menopausa principalmente pela diminuição da produção de estrogênio. Mulheres no pós- menopausa possuem um maior risco de doenças cardíacas e osteoporose. Muitos sintomas desconfortantes podem acompanhar a menopausa, alguns como secura vaginal , são resultantes da falta de estrogênio. Recentemente, produtos contendo Trifillina estão sendo usados no tratamento dos sintomas da menopausa. Eles contêm altas concentrações das quatro maiores isoflavonas similares, mas não iguais ao estrogênio que no organismo atuam como estrogênio.
 INDICAÇÕES:
 Reposição hormonal no pós- menopausa.
 EFEITOS COLATERAIS:
 Procurar orientação médica caso apareça algum desses sintomas:
• Diminuição ou aumento dos seios
• Mudança na menstruação
• Ganho ou perda de peso
 INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS:
 Administrar simultaneamente Trifollina com certas drogas (drogas redutoras da consistência sanguínea, aspirina e contraceptivos orais) pode alterar suas funções ou ainda produzir indesejados efeitos colaterais. É aconselhável consultar um médico antes do inicio do tratamento.
 DOSAGEM:
 A dosagem típica do extrato de Trifollina indicado está por volta de 40 a 160mg de isoflavonas diariamente.
 SEGURANÇA:
 Trifollina é considerada segura pelo FDA e é inclusa em muitos chás, sendo que nunca demonstrou qualquer tipo de toxidade. Porém, estudos detalhados sobre a sua segurança ainda não foram realizados.
Por causa de seus constituintes purificante do sangue e estrogênio-like, Trifollina não é indicado para grávidas, lactantes e mulheres que tiveram câncer de mama ou uterino, A segurança para crianças e para indivíduos que tenham graves doenças renais ou hepáticas não foram bem estabelecidas.
Baseado em seus constituintes, Trifollina pode interferir no tratamento hormonal e drogas anti-coagulantes.
Em pacientes que tomam hormônios ou purificadores sanguíneos como warfarim, heparina ou mesmo aspirina, Trifollina somente pode ser usado sob supervisão médica.
 3. Cimicifuga Racemosa
O nome comercial mais conhecido no Brasil é Aplause , ou BLACK COHOSH.
Parece que Cimicífuga é comparada às drogas utilizadas nas terapias de reposição hormonal. Mais de um milhão e quinhentas mil mulheres alemãs têm feito uso de Cimicífuga para alívio dos sintomas da TPM e da menopausa.
  Ação:
 Provavelmente o uso mais reconhecido da Cimicífuga é controlar os ‘calorões’ da menopausa. Acredita-se que ele aja reduzindo seletivamente as concentrações séricas do hormônio luteinizante (LH) no organismo, assim como a habilidade do LH em se ligar aos receptores hipotalâmicos.
  Concentração usual: Recomenda-se 1 a 4mg de 27-deoxiacteíne/ 2 vezes ao dia.
 NOTA:
 A dose é dada em termos dos triterpenos presentes no produto. No laudo, estes triterpenos estão expressos em termos do 27- deoxiacteíne. Este último se encontra diluído, portanto será necessário fazer conversão. Considerar a pureza do produto indica no laudo (aproximadamente 8%).
 -Reações Adversas:
 Não há nenhuma limitação com o uso da Cimicífuga. No entanto alguns efeitos colaterais como tontura, náusea, vômito, diarréia, dor abdominal, alterações visuais, dor de cabeça, tremores, dores nas juntas e outros têm sido observados.
 -Estudo Clínico:
 Uma ampla pesquisa envolvendo 131 médicos e 629 mulheres mostrou que o estrato de cimicífuga melhorou os sintomas da menopausa em até 80% das pacientes em 6 a 8 semanas.Cimicifuga aliviou as dores de cabeça, as palpitações, as perspirações profusas, calorões, irritabilidade, dentre outros. A completa resolução dos sintomas foi evidente após 6 a 8 seanas, numa larga percentagem do grupo tratado (+- 90%).
Pesquisadores alemães consideram a ação da Cimicífuga semelhante ao do Estriol, caracterizado pela fraca ação estrogênica e menor afinidade aos receptores estrogênicos. Sabe-se que os estrógenos estão associados ao aumento no risco de câncer de mama e de ovário, bem como no câncer endometrial. Em contrapartida, o Estriol está associado a algum grau de proteção contra esse cânceres. Essa é uma das maiores vantagens do uso da Cimicífuga. Este Fitoterápico não é contra-indicado em pacientes com tumores estrógeno-dependentes, além de oferecer qualidade na terapia devido à ausência de efeitos colaterais na maioria das vezes.
 OBSERVAÇÕES:
 • A comissão E Alemã recomenda que a duração do tratamento com Cimicífuga não exceda 6 meses. Porém a prática com períodos maiores de duração tem demonstrado bons resultados também.
• Apesar da Cimicífuga poder ser indicado em indivíduos apresentando tumores estrógeno- dependentes, recomenda-se consultar o médico antes da sua administração.
• Combinações de Cimicífuga com Tamoxifeno têm demonstrado efeito potencializador deste último. Todavia, Comicifuga é incompatível com contraceptivos orais e hormonais ( como estrógenos conjugados), devido à sua atividade estrogênica.
 4. Angelica sinensis
 Também conhecida como DONG QUAI.É uma planta natural da China, considerada um “ginseng feminino”.Funciona como antibióticos para várias cepas, antifúngica contra Candida albicans , sendo também indicada para TPM, reduz os fogachos, cólicas menstruais, amenorréia e hipermenorréia. É contra indicada na gravidez, porém existem relatos de seu uso melhorar o trabalho de parto e o período expulsivo do feto.
- Componentes Ativos:
 Além das vitaminas E , A e B12, os pesquisadores isolaram ao menos 6 derivados da cumarina. O óleo essencial contém ligustilida, butilftalida e outros numerosos componentes menores. Na raiz encontra-se ainda o ácido ferúlico e diversos polissacarídeos.
 - Ação Fisiológica/ Propriedades
:Os derivados da cumarina possuem possuem propriedades anti-espasmódicas e vaso-dilatadoras. O ácido ferúlico e diversos polissacarídeos podem prevenir espasmos, reduzir a formação de coágulos e relaxar os vasos sanguíneos periféricos . Pesquisas revelaram que o Angélica Sinensis equilibra as atividades do estrógeno. Atua principalmente como tônico. É também um laxante suave, sedativo e analgésico, com alguma atividade bactericida.
 - Aplicação- Uso interno:
 Irregularidade menstrual; ausência de menstruação; menstruação insuficiente/ dolorosa;
• Dores na forma de pontadas, e dores causadas por ferimentos traumáticos;
• Circulação sanguínea insuficiente; compleição pálida; anemia;
• Carbúnculos; Abcessos; feridas;
• Tontura, visão embaçada, palpitação cardíaca;
• Distúrbios da menopausa.
 - Posologia:
 Recomenda-se tomar de 250 a 500mg, duas vezes ao dia.
Não é recomendada para gestantes, mulheres com excesso de fluxo menstrual ou para pessoas que tomam agentes anti-espessantes do sangue. Em alguns casos, é contra-indicada para pessoas que tenham diarréia ou inchaço abdominal. Devido à presença de fucocumarinas, que aumentam a fotossensibilidade, a planta pode causar dermatite.
 5. Fitoterapia Chinesa
A fitoterapia chinesa, são fórmulas magistrais que datam de mais de 3000 anos, cuja apresentação hoje é em cápsulas ou chás. Existem diversas fórmulas indicadas para mulheres na menopausa ou climatério, mas todas elas são prescritas por médicos mediante o exame diagnóstico energético do pulso e língua. Cada mulher tem sua particularidade de sintomas e sinais que devem ser observados e diagnosticados para a melhor prescrição das fórmulas. Todo este exame é detalhado e cuidadoso .
Citamos algumas fórmulas que tem sido mais prescritas para esta fase da mulher, que são:
-Jia Wei Xiao Yao San – a erva da Imperatriz
- Chai Wu Shu Gan Tang
- Xiao Chai Hu Tang
-Gan Mai Da Zao Tang
 6. Homeopatias para menopausa
Dentre as alternativas de medicamentos homeopáticos , costuma-se mais usar e prescrever de acordo com sinais e sintomas individuais, medicamentos únicos ou em fórmulas conjugadas os seguintes medicamentos:
-Lachesis muta
- Sépia
-Glonoinum
-Amil nitrosum
-Sanguinária
-estrógeno diluídos e dinamizados
-Cimicifuga dinamizada
7) Amora folhas Morus nigra
Tem ação refrescante, antiinflamatória, emoliente e antibacteriana – sendo utilizada nos tratamentos de acne e erupções cutâneas. Atua contra os radicais livres, hidratando, remineralizando e reforçando a estrutura do manto hidro lipídico que é a camada da pele do corpo que impede que ocorra o ressecamento. O extrato das folhas de amora é conhecido como um fitohormônio possui efeito semelhante ao estrógeno. Atua no tratamento dos sintomas neurovegetativos relacionados ao climatério:
• Suores noturnos.
• Calorões.
• Distúrbios do sono.
• Nervosismo.
• Dores de cabeça e palpitações cardíacas.
• Previne a redução da densidade óssea.
Mais sobre a planta:[Quebra Suave]São conhecidas duas variedades alba e nigra. A segunda com frutos negros e a primeira com frutos brancos. No século XVI, na Europa, se empregavam tanto os frutos como a casca e as folhas da amora negra. O fruto para as inflamações e hemorragias, a casca para as dores de dentes e as folhas para as mordidas de cobra e também como antídoto de envenenamento por acônito. Apesar de a amoreira estar desaparecendo da matéria médica na Europa, a amoreira branca segue sendo muito empregada na China como remédio para tosse, resfriados seguidos de febre, dor de cabeça, garganta irritada e pressão alta. Com o conceito chinês de yin e yang, a amoreira branca é empregada para dissipar o calor do canal do fígado, que pode levar a irritação dos olhos e afetar estados de ânimo e também para refrescar o sangue. Portanto é considerado um tônico yin.[Quebra Suave]Na Europa recentemente tem-se empregado as folhas da amora negra para estimular a produção de insulina no diabetes
 DIETA NA MENOPAUSA E SUPLEMENTOS
 Em geral é difícil consumir quantidades suficientes de alimentos com nutrientes equilibrados para obtenção de níveis adequados de vitaminas e sais minerais.O armazenamento, o preparo e o cozimento de alimentos reduzem ainda mais os níveis de nutrientes.Atualmente com o uso de solos por anos, muitas vezes com mono culturas, faz com que a maioria dos alimentos careçam de nutrientes essenciais. A capacidade do trato intestinal absorver nutrientes também varia entre os indivíduos e diminui com a idade.Deficiências de vitamina C, B6, B12, ácido fólico e de minerais como ferro e zinco, resultam em dano ao DNA e podem causar câncer.
Por isso é indicado suplementação vitamínica e de minerais para as mulheres na menopausa. Pode-se tomar um polivitamínico e um suplemento de minerais. Níveis suficientes de cálcio e magnésio são importantes para equilibrar os distúrbios hormonais, melhorar dores articulares e dar sensação de bem estar. Especificamente importante é a reposição de Vit D (400UI), Vit B6 (50mg) diminui a retenção de líquido, e Vitamina E (20mg)ajuda a enfrentar as ondas de calor.
Óleo de Prímula que é encontrado em drogarias e lojas de produtos naturais , ajuda a suavizar os sintomas e proporciona uma sensação de vivacidade e jovialidade.
alimentação na menopausa
• A alimentação deve sofrer uma redução de 200 a 400 kcal diárias, devendo ser pobre em [gorduras] e açúcares, e rica em frutas, vegetais, [fibras] e grãos.
• A ingestão de cálcio e [vitamina] D é fundamental, pelo que deve consumir alimentos como a soja.
• O magnésio, que também ajuda a complementar a dieta, pode ser encontrado nos cereais de trigo integral,arroz integral, centeio, fubá ,aveia, castanhas, carnes magras, vegetais verdes e legumes.
• Bebidas como café, chá, colas e outros refrigerantes devem ser evitadas ao máximo, assim como bebidas alcoólicas.
• Evite também alimentos ricos em sódio.
• Mastigue frutas sêcas e sementes pois repõe: sódio,potássio,magnésio,cloretos, selênio e vit.E.
• Beba água de preferência mineral em grandes quantidades, para repor as perdas dos suores.
• Feijão branco (tem 4x mais cálcio do que qualquer outro grão) , feijão de soja, grão de bico, ervilhas sêcas ou frescas, feijão azuki (japonês) e outros feijões.
• Comer cereais, banana e mel, pela manhã principalmente quando houveram intensas ondas de calor na madrugada.
• Dê preferência aos alimentos ricos em água, como melão,melância , pepino,cogumelos,etc...
• Comer pimentão verde, brócolis,couve,alga marinha,tomate, pepino, batata,ervilha torta, temperos verdes variados.
• Carne de soja e tofu
• Não há necessidade de abusar de leite e derivados, o cálcio do leite não entra nos ossos humanos ( sobra e acumula-se nos rins, e artérias como aorta e carótidas) e sua proteína (caseína e lactoalbumina) não é digerida pelos humanos, com isso sobra muco na circulação linfática,facilmente percebida no exame da íris. O muco acumulado por anos leva a catarros, cistos e nódulos em qualquer parte do corpo. Trabalhos recentes demonstraram que o leite tem enzimas que descalcificam os ossos humanos.
• Coma proteína animal só uma vez ao dia no almoço, o jantar dever ser leve vegetariano e quentinho, jamais frio e cru, como saladas e frutas cruas a noite.
• A melhor fonte de cálcio é de origem vegetal , facilmente assimilável pelo corpo, como as algas , frutas sêcas, linhaça,folhas verdes, grãos e alimentos integrais.
• Caso você queira emagrecer elimine o glúten da dieta deixando de consumir trigo, aveia, centeio, cevada e malte. Muito cuidado com a cerveja pois contém malte e nesta fase acumula muita gordura abdominal. Caso queira uma drink, opte por vinho tinto sem exagero.
Exercícios físicos
• A prática regular de exercício físico 3 a 4 x por semana, como caminhadas, natação, musculação,ajudam a manter o peso ideal, reduz a pressão arterial e prevene o aparecimento da osteoporose e de doenças cardiovasculares.No exercício aeróbico você libera endorfina cerebral e relaxa, estabiliza as emoções.
• A glicemia, os níveis de colesterol, triglicéridos e pressão arterial, devem ser controlados regularmente.
• Algumas técnicas de relaxamento e meditação ajudam a ultrapassar melhor os sintomas característicos da menopausa. Você também pode praticar Yoga, Tai Chi, Lian Kun, enfim formas de exercício chamados Yin, com movimentos lentos.
• Não deve fumar.
Pesquisadores da Universidade de Granada, Espanha, descobriram que o número de mulheres sofrendo de sintomas graves da menopausa caiu em ¼ depois de participarem de um programa de exercícios supervisionado, enquanto que os problemas aumentaram entre as mulheres que não se exercitaram.
Além de monitorar sintomas graves, também foi examinada a qualidade de vida das mulheres e descoberto que a pontuação média no grupo que se exercitava melhorou ao passo que no grupo que não se exercitava diminuiu.
O grupo que se exercitava também aumentou a sua pontuação nas escalas de medição de funções psicológicas e físicas e estado mental positivo, enquanto o grupo de controle apresentou redução.que a p
 Alterações dos níveis hormonais associadas com a menopausa não são necessariamente a causa de ganho de peso. Envelhecimento e estilo de vida são fatores que desempenham um papel importante na sua mudança de composição corporal, incluindo:
• -Menos Exercício - Na menopausa as mulheres tendem a exercer menos esforço físico, o que pode levar ao ganho de peso.
• -Comer mais. Comer mais significa que você ingere mais calorias, que são convertidos em gordura se você não queimá-las como forma de energia pelo esforço físico.
• -Queima menos calorias. O número de calorias que você precisa para para manter seu corpo ativo diminui à medida que envelhecemos. Músculo queima mais calorias do que outros tecidos. Quando a sua composição corporal desloca-se para mais gordura e menos músculos, seu metabolismo desacelera.
[Quebra Suave]-Fatores genéticos podem desempenhar um papel no ganho de peso também. Se os seus pais e outros parentes próximos acumulam peso extra em torno do abdômen, você pode estar predisposto a fazê-lo, também.
 Mulheres que aumentam o peso superior a 20 quilos após a menopausa, elevam o risco de câncer de mama por quase 20 por cento. Por outro lado, a perda de peso após a menopausa pode reluzi-lo.
Não há fórmula mágica para evitar ganho de peso quando no envelhecimento. As estratégias para manter um peso saudável em qualquer idade continuam a ser os mesmos:
• -Alimentação Equilibrada     Manter-se o mais ativo possível.
  BIBLIOGRAFIA:
LIVRO: Plantas Terapêuticas
AUTOR: Sérgio Franceschini Filho
EDITORA: Andrei

LIVRO: A Energia dos Alimentos Naturais
AUTOR: Carlson Wade
EDITORA: Campus
 LIVRO: A Medicina da Imortalidade
AUTORES: Ray Kurzweil, Terry Grossman, M. D
TRADUÇÃO: Cássia Nasser

Nenhum comentário:

Postar um comentário