terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Jesus

Há Tempos ouvi a expressão: “O homem é o que é em determinadas circunstâncias”. Lembro-me que na época fiquei escandalizado, pois não entendia que pudéssemos “mudar” tanto em tão pouco tempo. Às vezes em frações de segundos.

Hoje percebo que é exatamente isto que acontece: nós somos o que somos de acordo com as circunstâncias que se apresentam. E elas são muitas. Tempo, espaço, nível de conhecimento, etc. De fato, somos feitos para estarmos em constante mudança. A isto chamamos de evolução.

Não é só aconselhável, como também saudável e correto estarmos em constante evolução. Mudarmos sempre, ao invés de resistir às mudanças e insistir com as mesmas “verdades” por toda vida. É uma virtude e não uma falha de caráter estar aberto às novidades e disposto a aprender sempre, em qualquer fase da vida.

É certo que alguém poderá me contestar alegando, talvez, que se somos realmente mutantes (que mudamos conforme as circunstâncias), então o ser humano não é confiável. Ao que eu rebato com o seguinte: A única verdade imutável é que tudo muda. Os minérios mudam conforme as influências do meio. Assim, a chuva, o sol, a pressão e temperatura são agentes modificadores. O carbono, por exemplo, se submetido (natural ou artificialmente) a alta temperatura e pressão, transforma-se em diamante.

As plantas e os animais também evoluem (mudam) permanentemente. Faça a experiência com aquela sua samambaia de estimação. Altere os cuidados com rega e adubação e verifique os resultados. Quanto aos animais, nem precisamos comentar, pois todos sabem que se comportam de acordo com o meio (circunstâncias).

E nós, humanos, somos os mais mutáveis de toda a criação. Até do ponto de vista puramente físico, material, estamos sempre renovando, com o nascimento de novas células e a morte de outras. Manifestação cíclica, em todos os sentidos. Tanto que se diz que a cada cinco anos, em média, somos seres totalmente novos, pois literalmente trocamos todas as células de nosso corpo.

Já do ponto de vista comportamental é que mais facilmente percebemos as mudanças. Num determinado momento somos um e no instante seguinte somos outro, completamente diferente. Quem duvida disto, que experimente elogiar uma pessoa (de preferência, desconhecida) e, em seguida, insulte-a.

E observe a reação. No mínimo ela ficará totalmente desconcertada e “mudará” em relação ao agressor, com toda certeza. Só não se esqueça de explicar-lhe, após, que se trata de um experimento. Do contrário ela fará um julgamento errôneo a seu respeito.

Então, você dirá, como posso confiar e mesmo saber se eu ou o outro estamos agindo de forma correta se somos tão instáveis assim?

Claro que o caráter e a personalidade possuem algumas características praticamente estanques e que não oscilam tanto. Mas, eu creio que a melhor maneira de nos orientarmos para não sairmos do “eixo” é acreditarmos e confiarmos no nosso Norteador interno, que deve estar sempre sintonizado com o coração e que, a exemplo de um radar, nos fornece a direção certa a seguir, sempre e em qualquer circunstância, pois somos seres espirituais vivendo uma experiência humana no Planeta Terra. Somos Filhos de Deus, criados à Sua imagem e semelhança.

Portanto, confio que por mais que possamos mudar, jamais deixaremos o caminho que nos foi traçado. E tudo na nossa vida acontece para que façamos a caminhada da forma mais suave e proveitosa possível, para que cumpramos o Plano de Evolução.

Mesmo com todas as mudanças de itinerário, os desvios e atalhos que buscamos, podemos ter certeza de que “nenhuma de minhas ovelhas se perderá”, como afirmou o grande mestre Jesus.

Um comentário: