quinta-feira, 21 de junho de 2012

Coco não é só água



A casca deste fruto também pode ser benéfica para a saúde


É o que demonstra um estudo feito por pesquisadores do Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A pesquisa revelou que a casca marrom do côco maduro, é rica em fibras e ajuda a combater certas bactérias.

As substâncias contidas na casca, também teriam propriedades analgésicas, antioxidantes, antivirais e poderiam até ser usadas para combater alguns tipos de tumores que atacam o organismo.

A pesquisa foi influenciada por hábitos da população da região Nordeste do país, que já utilizam há muito tempo chás feitos da fibra desse tipo de côco, para tratar diarréia e usam compressas feitas com o líquido para combater artrites.

Segundo os cientistas os resultados iniciais da pesquisa podem levar, no futuro, à criação de medicamentos e produtos farmacêuticos feitos a partir da casca do côco maduro.



Coco


"Coco, coco-da-praia, coco-da-índia ou ainda coco-da-baía é o fruto do coqueiro. É um fruto seco simples classificado como drupa fibrosa (não uma noz). A casca (mesocarpo) é fibrosa e existe um "caroço" interno (o endocarpo lenhoso). Este endocarpo duro tem três poros de germinação que são claramente visíveis na superfície exterior, uma vez que a casca é removida. É através de um destes que a pequena raiz emerge quando o embrião germina."

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário