Espiritualidade não é religião, a religião divide as pessoas espiritualidade as une"
segunda-feira, 3 de setembro de 2012
MEDIUNS
1. Por que se pode dizer que todos nós encarnados somos médiuns?
2. Por que, então, apenas alguns de nós são assim denominados?
2. Quais as principais aptidões mediúnicas?
3. Descreva resumidamente os médiuns de efeitos físicos?
4. Descreva os dois tipos de médiuns de efeitos físicos.
5. Por ser uma aptidão "rudimentar", mais simples, pode-se atribuir essa
faculdade a espíritos menos desenvolvidos ou mais atrasados?
6. O que recomendam os Espíritos que se faça quando observamos a presença dessa faculdade em alguém próximo a nós?
7. Como se passa do estado de médium natural para médium voluntário e qual a finalidade dessa modificação?
CONCLUSÃO
1. Porque esta é uma faculdade do espírito encarnado - todos nós temos
mediunidade em algum grau - a forma intuitiva é a mais comum.
2. Para diferenciar os médiuns ostensivos (os que vêem, falam, ouvem,
etc. os espíritos) dos apenas intuitivos; é apenas uma convenção.
Nota:
Antes de encarnarmos programamos com nosso mentor (ou ele o faz por nós
quando ainda não temos condições) tudo o que precisamos para esta
encarnação. A mediunidade, quando necessária, também é determinada nessa
ocasião, porém não é nenhum privilégio - não há privilégios no mundo
justo criado por Deus; há merecimento e nem sempre o que
merecemos é o que queremos, mas é o justo.
A mediunidade é, antes de tudo, tarefa - de resgate, de prova, de ajuste
- a qual concordamos passar para nos adiantarmos na escala evolutiva;
mas precisa ser aprimorada para ter o fim a a que se propõe, a caridade
principalmente.
Devemos sempre levar em conta que como o médium é um canal muito
acessível para o mundo espiritual, pode ser assediado e até obsidiado
por espíritos tanto maus quanto bons, sobre o que o médium deseducado
(preferimos chamar de educação mediúnica a desenvolvimento mediúnico)
não tem controle, porque não conhece sua faculdade e nem sabe
lidar com ela - precisa, então aprimorar-se através do estudo e da reforma íntima.
2. "Geralmente, os médiuns têm uma aptidão especial para os fenômenos
desta, ou daquela ordem, donde resulta que formam tantas variedades,
quantas são as espécies de manifestações. As principais são: a dos
médiuns de efeitos físicos; a dos médiuns sensitivos, ou
impressionáveis; a dos audientes; a dos videntes; a dos sonambúlicos; a
dos curadores;
a dos pneumatógrafos; a dos escreventes, ou psicógrafos", os quais serão estudados nas partes seguintes deste capítulo.
3. São os que produzem efeitos materiais como pancadas, ruídos, etc.
Foram muito atuantes nos primórdios do Espiritismo para chamar a
atenção dos homens.
4. Os médiuns de efeitos físicos voluntários são os que têm consciência
dessa faculdade; os involuntários ou naturais, por outro lado, não têm
essa consciência, muitas vezes, ignorando por completo essa disposição.
5. Sim, a necessidade da utilização de fluidos mais animalizados é
fundamental para a produção do efeito; muitas vezes, os Espíritos mais
elevados se utilizam desses irmãos para a produção de algum efeito
físico; entretanto "menos desenvolvido" ou "atrasado" não significa
mau; essa posição é relativa - assim como a nossa posição na escala
evolutiva em relação aos nossos mentores espirituais, por exemplo.
6. É preciso entrar em comunicação com o Espírito, para saber o que ele
quer; é também necessário que o médium passe do estado de médium natural
ao de médium voluntário para produzir os efeitos à sua vontade,
impondo-se ao Espírito.
7. Pela educação da faculdade através do estudo, da educação dos
sentimentos e das ações e pelo trabalho com a finalidade de
aprimoramento, de burilamento moral, se tornar, enfim, um bom canal de
comunicação.
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