quarta-feira, 31 de julho de 2013

Jesus nasceu! Onde? Quando?




Perguntemos a Francisco  de Assis o que ele sabe sobre o nascimento de Jesus. E ele nos
 responderá:
  - Ele nasceu no dia em que, na praça de Assis, entreguei  minha bolsa, minhas roupas e até meu nome para segui-lo  incondicionalmente, pois  sabia que somente ele é a fonte inesgotável de amor.

Perguntemos a Pedro,  sobre a natividade de Jesus e ele assim se pronunciará:
 - Jesus nasceu na  noite em que o galo cantou pela terceira vez, no momento em que eu o havia  negado. Foi nesse instante que acordou minha consciência para a verdadeira
 vida.

Indagaremos a Paulo de Tarso, quando se deu o nascimento de Jesus.
 Ele nos responderá:
 - Jesus nasceu na Estrada de Damasco quando,  envolvido por intensa luz que me deixou cego, pude ver a figura nobre e serena  que me perguntava: Saulo, Saulo porque me persegue? E na cegueira passei a  enxergar um mundo novo quando eu lhe disse:
- Senhor, o que queres que eu  faça?

Interpelemos Tomé, o incrédulo, onde e quando nasceu Jesus. Ele nos  dirá:
  - Jesus nasceu naquele dia inesquecível em que ele me pediu para  tocar as suas chagas e me foi dado testemunhar que a morte não tinha  poder sobre  os filhos de Deus. Só então compreendi o sentido de suas palavras: Eu sou o  caminho, a verdade e a vida.

Perguntemos a João Batista quando se deu o  nascimento de Jesus. Ele nos responderá:
 - Jesus nasceu no instante em  que, chegando ao rio Jordão, pediu-me que o batizasse. E ante a meiguice do seu  olhar e a majestade da sua figura pude ouvir a mensagem do Alto:
- "Este é o meu  Filho Amado, no qual pus a minha complacência".

Perguntemos a Lázaro  sobre o nascimento de Jesus! Ele nos falará:
 - Jesus nasceu em Betânia,  na tarde em que visitou o meu túmulo e disse:
 "- Lázaro! Levanta."  Nesse momento  compreendi finalmente quem Ele era ...

 Apelemos, para Dimas, o bom  ladrão: Onde e quando Jesus nasceu? Ele nos informará:
 - Jesus nasceu no  topo do Calvário, precisamente quando a cegueira e a maldade humanas supunham  aniquilá-lo para sempre; dali ele me dirigiu um olhar repassado de piedade e de
 ternura, que me fez esquecer todas as misérias deste mundo.

Perguntemos a  Judas Iscariotes quando se deu nascimento de Jesus. Ele nos responderá:
  -  Jesus nasceu no instante em que eu assistia ao seu julgamento e a sua  condenação. Compreendi que Jesus estava acima de todos os tesouros  terrenos.

Perguntemos, finalmente, a Maria de Nazaré acerca do nascimento
 de Jesus. E ela nos responderá:
  - Jesus nasceu em Belém, sob as estrelas,  que eram focos de luzes guiando os pastores e suas ovelhas ao berço de palha.  Foi quando o segurei em meus braços pela primeira vez e senti se cumprir a  promessa de um novo tempo através daquele Menino que Deus enviara ao
 mundo, para  ensinar aos homens a lei maior do amor.

Se perguntarmos a tantos outros  seguidores do Cristo, cada um dará o seu testemunho a respeito de quando Jesus  nasceu.

E para nós, quando Jesus nasceu?
 E se descobrirmos que ele não  nasceu?

Então, procuremos, urgentemente, fazer com que ele nasça logo,  porque, quando isso acontecer, teremos finalmente entendido o Natal e  verdadeiramente encontrado a luz.

Napoleão S Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário