terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Semente de chia combate a gordura

Você já ouviu falar da chia? Nome esquisito, né. É uma sementinha originária lá do México. Aqui no Brasil, ela é ainda novidade, mas já virou uma grande promessa no combate ao excesso de peso.
Esse grão milagroso age em duas frentes distintas que auxiliam no emagrecimento. A primeira delas é a redução da fome. Isso de deve graças às doses generosas defibras. “No intestino, em contato com a água, elas forma um gel que deixa a digestão mais lenta, prolongando a saciedade”, explica a nutricionista Luiza Lima, do Conselho Regional de Nutricionistas da 9a Região, em entrevista à revista SAÚDE!.
As fibras também ajudam a desintoxicar o organismo, pois regulam o trânsito intestinal, promovendo uma limpeza geral. Mas atenção: para obter todos esses benefícios, é preciso ingerir líquidos de modo adequado.
A outra frente é o combate à inflamação do corpo. Mas o que isso tem a ver com a perda de peso? A explicação é simples: “a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite”, afirma a nutricionista Flávia Cyfer, em entrevista à revista VIVA!MAIS.
Esse grãozinho especial também é uma boa opção para quem quer os músculos mais firmes e fortes. É que ele tem uma elevada concentração de proteínas, a principal matéria-prima da musculatura. Por isso, os especialistas recomendam consumi-la após a malhação.
Quer mais benefícios? A chia é rica em antioxidantes e minerais como magnésio, ferro, cálcio e fósforo. Ela protege o coração contra doenças, tem ação direta no controle da pressão arterial e na redução do colesterol e dos triglicérides. Também pode ajudar na prevenção do câncer de mama e do diabetes.
Mas há restrições! “Pessoas com síndrome do intestino irritável devem ser bem cautelosas no uso de sementes em geral e seguir orientações médicas”, alerta a nutricionista Priscila Di Ciero, de São Paulo, na revista WOMEN´S HEALTH.
Você pode encontrar essa poderosa semente em lojas de produtos naturais na forma de grãos, farinha e óleo. Cerca de 100 g contêm 371 calorias, por isso, é bom não abusar da quantidade. A porção diária ideal é de um colher de sopa.
Como usá-la? É possível adicioná-la a frutas, cereais, saladas, sopas e iogurte. Moída é uma boa substituta da farinha em massas e pães. Quer experimentar algumas receitinhas com a chia? Prove a musse e a vitamina de frutas, ambas são da rede Mundo Verde e estão publicadas no MdeMulher.  Com reportagens das revistas SAÚDE!, VIVA!MAIS e WOMEN´S HEALTH)

Para consumir as sementes basta misturá-las, inteiras ou moídas, em muesli, iogurtes, saladas, batidos, sopa, pratos de massa.

Moídas podem substituir uma quantidade da farinha em receitas de pão, biscoitos ou bolos.

Pode ainda misturar uma colher de sopa de sementes a 250 ml de água (aumentam várias vezes o seu volume), deixar repousar uns minutos e beber simples, misturado com sumo de limão ou com batidos de frutas.

Pode também usar as sementes dissolvidas em água em algumas receitas como substituto do ovo.

As sementes de chia, ao contrário das de linhaça, não precisam ser cozidas ou moídas para se usufruir dos seus nutrientes, pois são facilmente digeridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário