terça-feira, 28 de agosto de 2012

Espiritualidade - a personalidade espiritual


 Sim, Deus existe!
Enquanto me concentrava para escrever esse artigo, procurando a conexão com o campo astral para servir de canal aos meus leitores, caiu sob meu olhar um artigo: O CERN descobre a 'partícula de Deus'. Os cientistas que trabalham no CERN (Organização Europeia de Pesquisa Nuclear que possui um acelerador de particular atômicas sob a cidade de Berna, na Suíça) conseguiram comprovar a tese do astrônomo Peter Higgs e que supostamente demonstra que realmente existe uma partícula no universo que é aglomerativa, ou seja que funciona como uma 'cola' para atrair entre si e religar os quarks, elétrons e neutrinos que não possuem massa própria e que deveriam, em tese, ficar circulando incessantemente no universo à velocidade da luz. Ela seria, portanto, o componente necessário para lhes fornecer massa ou seja existência.

O fato dos cientistas declararem que conseguiram estabelecer a existência desta partícula não significa que ela, chamada de 'bóson de Higgs', seja visível, mas que sua existência pode ser enfim matematicamente confirmada. Do mesmo modo que quando um planeta é descoberto não significa que ele seja visível, mas que ele tem muitas probabilidades matemáticas de 'estar lá', onde os cálculos matemáticos indicam que ele esteja. Do mesmo modo, essa bendita partícula é agora reconhecida pelos cientistas. Novamente, vemos aqui o efeito dos aspectos entre Plutão e Urano e finalmente o ingresso de Saturno para formar um enorme triangulo ou T no nosso céu. Mas o que isso significa? Como sempre a ciência simplesmente comprova aquilo que as ciências herméticas já afirmavam. Mas essa, que é chamada de Partícula de Deus, fornece uma resposta as nossas indagações: Como se formou o universo? Deus existe? Como ele se manifesta? Como o Universo foi criado?

O Primeiro Princípio Hermético (ou Leis Herméticas ou ainda Leis da Sabedoria e já publicadas no STUM e no meu site pessoal) afirmam que 'Deus é Mente, o Universo e Mental' e que tudo o que é criado existe na Mente de Deus. Nós, portanto, fazemos parte da Grande Mente, e não somos nada mais de que um aglomerado de partículas manifestado de uma ou outra maneira, dependendo de nossa composição atômica.

Observaremos que, se o Universo é Mental e nós existimos na Mente do Todo, como tais, nós somos seres mentais e criamos com a nossa mente, à imagem e semelhança do Todo, conforme explica o Segundo Princípio Hermético. A mente nada mais é que um complexo aglomerado de impulsos energéticos, capazes de enviar mensagens, não somente ao nosso próprio corpo, mas também fora dele. Todos já experimentamos aquela sensação de 'sermos observados' mesmo se nada podemos ver com nossos olhos físicos. É bem possível que essa sensação seja a consequência de um olhar mental (de impulsos energéticos) enviado por outra pessoa que naquele momento desconhecemos. O tal Olho Gordo funciona assim!

Mas se podemos enviar ou atrair o mal podemos também enviar e atrair o bem, não é mesmo? Então, por que usamos tão mal essa nossa capacidade mental e não conseguimos atrair sempre aquilo que desejamos? Primeiramente, eu creio na sintonia universal, ou seja, creio no fato de podermos estar desejando algo que não nos é destinado naquele exato momento. Solicitações e necessidade externas - do nosso Ego/Lua/condicionamento - nos impelem a desejar coisas que não são necessárias ao nosso crescimento espiritual naquele exato momento. Estamos fora de sintonia. Seria como desejar comprar pão num açougue! Estamos na loja errada, não é? Então, ficaremos frustrados. Precisamos então ir à loja certa e conseguiremos alcançar o que desejamos.

É assim que funciona na prática. Mas para alinhar nosso pensamento, nossa mente e nossos desejos com o campo astral, devemos conhecer em qual momento de nossa vida nos encontramos, ou seja, devemos conhecer os ciclos planetários que são interpretados pelo astrólogo quando fazemos uma Previsão Astrológica Anual. Essa interpretação nos informa qual o momento adequado para conseguir tal ou tal objetivo e isso nos ajudará a alcançá-lo.

Confesso que, muitas vezes em minhas interpretações, procuro 'dourar a pílula' mais amarga para que ela fique mais palatável ao meu consulente. Me é difícil ver que a pessoa está passando por um período de grande provação e afirmar categoricamente: 'Esse aspecto maléfico vai durar mais um ano e você vai precisar aguentar! Ainda mais que alguns aspectos positivos podem servir de alivio a um aspecto negativo, por pior que ele seja. Vejam bem, não estou dizendo que eu minto por pena da pessoa mas que procuro fazer com que o remédio seja menos amargo se dele queremos aproveitar o beneficio. Geralmente aprendemos com a dor e com o sofrimento, infelizmente. Porém se estivermos bem atentos, sintonizados e preparados para receber os recados do céu, acabaremos vitoriosos no final de um transito planetário e nos sentiremos mais integrados, mais felizes.

Essa partícula bendita e reconhecida agora pela ciência não seria, então, aquilo que chamamos mais vulgarmente de Amor? Não seria aquela' cola' capaz de atrair para nós tudo aquilo que desejamos? E se a 'partícula de Deus' não é nada mais do que Amor manifestado, então, devemos primeiramente controlar nossos pensamentos pois é com eles que criamos nossa realidade! Falem palavras de amor, tenham pensamentos de amor, mesmo com seus inimigos e conseguirão receber amor! Lembro-me que Einstein ao ser perguntado se ele acreditava na existência de Deus respondeu: "Eu não acredito, eu sei!" Não sei se isso é verdade, mas, considerando que Einstein era pisciano, é bem possível que ele sentisse e percebesse Deus como sendo aquele Todo infinito do qual ele fazia parte. Deus é o Todo que se manifesta através do princípio de ação/reação ou ainda de atração/repulsão, como as Cartas de Cristo nos ensinam.

Caras leitoras, na semana passada conversamos muito sobre as grandes mudanças que estão ocorrendo no mundo inteiro e que serão capazes de provocar uma transformação de consciência na humanidade! O fim de uma Era já está próxima e a nova Era, a Era de Aquário, abrirá ainda mais nossa consciência para que possamos mudar de oitava de vibração juntamente com o planeta Terra. Os cientistas sempre chegam um pouco atrasados em relação aos ocultistas. Seria tão bom se eles, os poderosos e os governantes confiassem novamente nos astrólogos e começassem a ler os recados do céu para reconhecer que somente na União com o Todo poderemos superar esse momento! Eles preparariam melhor suas ações entrando em sintonia com as energias transformadoras que são claramente indicadas nos grandes aspectos planetários. O grande relógio cósmico é preciso e inexorável e através dos movimentos dos planetas, dos sistemas estelares, das galáxias, nos mostra claramente esse principio aglomerativo do qual é formado o Universo!

Recebi muitos emails de leitoras com relatos das experiências pessoais de transformação e libertação pelas quais estão passando. Porém, de nada adianta continuarmos nosso caminho no autoconhecimento e ficar somente na teoria sem pôr em prática os seus ensinamentos! Se cada um de nós fizer a sua parte, vibrando somente pensamentos de amor, mesmo para nossos inimigos, colheremos amor e nossa consciência deixará de ser individual para se expandir e se tornar coletiva, e ainda mais, para se tornar Consciência Cósmica!

A partir de hoje, se é que você ainda não o fez, controle seus pensamentos, suas palavras e ações para que nada de negativo seja criado ao seu redor. Sua vida fluirá melhor e você afastará o medo de seu coração! Não deixe que seu Ego/Lua determine seu destino. Somente seu Eu Interior está conectado com o Todo e integrado com a Consciência Cósmica e conhece sua missão de vida. Seja uma Luz na Escuridão, seja um exemplo de amor.

Coincidentemente (e não existem coincidências) o querido Sergio em seu Boletim que acabei de receber enquanto terminava este artigo, sintonizou exatamente neste mesmo assunto! Não é incrível que o STUM nos una assim na grande Mente de Deus? Continuo recomendando aos leitores que adquiram as Cartas de Cristo diretamente no site. A leitura e meditação nas Cartas está representando para mim a abertura de um novo portal de Luz Espiritual. Netuno em Peixes já está fazendo aspecto com meu Mercúrio e logo o fará com o meu Sol!

Aproveito para agradecer os emails das leitoras e leitores (estes são em menor número!) que compartilham suas experiências comigo. Meu coração se enche de gratidão!
O que te chama atenção: ser médium ou tua mediunidade?
O que te chama a atenção:
Ser médium ou tua mediunidade?

O que te chama a atenção?
O modo como te pronuncias?
Os movimentos ritualísticos?
Ou o amor que se esforça em sair do teu peito para envolver o outro?
O que será mais importante:

- Ser o médium mais importante do grupo?
- Ou trabalhar tua mediunidade na simplicidade e na imparcialidade?

Muitos médiuns se acham melhores porque relatam textos recheados de palavras difíceis e de demagogia.
Mas ser médium de verdade é saber expressar seu amor no olhar, no toque, na palavra serena e tranqüila, firme e ponderada.
Ser médium é buscar em si a maneira de colocar para o outro o alívio de sua dor, sem que para isso machuque ou maltrate o outro.

Ser "médium" não é uma qualidade, um título ou mérito.
Ser "médium" é aprendizado, é acerto do passado, é ajustar.
É a busca do equilíbrio, eterno crescimento e despertar.

Não basta saber, tem que fazer!

Não basta ser notado, temos que saber notar no outro quando este precisa ser acalentado.
Aprimora-te!
Fique na Luz!
(Mensagem psicografada em 24/04/2007 no Grupo de Estudos Lótus Universal)

Reconhecer a sua capacidade mediúnica e trabalhar em prol do seu crescimento são atitudes louváveis e edificantes. Mas devemos ter consciência destas atitudes e não permitir que a vaidade fale mais alto. Muitas vezes observamos médiuns preocupadíssimos com suas habilidades, com suas performances e com a riqueza de efeitos especiais. E o conteúdo de suas mensagens simplesmente passa despercebido, principalmente por ele mesmo.
Alguns psicografam e apresentam suas mensagens ao público, lendo-as em alto e bom tom, confiantes que o contexto é educativo e necessário, mas não os levam consigo, pois acham que a mensagem é para o público e não para eles.
Alguns possuem uma preocupação excessiva em trabalhar sua mediunidade em um local designado para este fim (casa, centro, grupo, etc..), de preferência com um determinado destaque, mas quando ausentes deste local esquecem-se de colocar em prática os ensinamentos ali adquiridos.
Às vezes, quando estão aprendendo a desenvolver sua mediunidade acham-se no direito, e no dever, de resolver todos os problemas do outro irmão, pois necessitam fazer a caridade, mas não resolvem os seus problemas.
Apressam-se em "Formar-se" como médiuns, e acreditam que lendo algumas obras espíritas, assistindo alguns trabalhos mediúnicos, participando de alguns dos procedimentos (passes, irradiações, orientações, etc..) será o suficiente, mas sequer colocam estes ensinamentos em prática no seu dia-a-dia. A tão divulgada e insistida "Reforma Intima" será que é só para o outro? Ou será para nós também?
Acho importantíssimo o aprendizado e desenvolvimento da mediunidade e temos a felicidade de dispor de vários locais, grupos e associações voltados para este fim, mas preocupa-me quando este desenvolvimento foge de sua real finalidade.
Ser médium é uma oportunidade maravilhosa de resgatarmos algumas de nossas inferioridades, realizarmos alguns acertos e ajustes do passado, como nos coloca o amigo espiritual no texto acima.

Desenvolver a mediunidade não é um pesar ou castigo. É uma oportunidade maravilhosa de crescer, de despertar a Consciência Divina.
Não basta sabermos de cor as obras básicas do espiritismo, os ensinamentos budistas, o catolicismo e tantos outros ensinamentos maravilhosos, temos que colocá-los em prática.
Vamos expressar a nossa mediunidade através do olhar, do toque, do saber ouvir ao outro sem julgar e sem criticar.
Vamos expressá-la ao estender a mão, ao sorrir, ao acalentar com palavras de ânimo e confiança.
Somos médiuns. Podemos escolher trabalhar na Luz e pela Luz.
Seja o melhor médium para si.
Desperte a Consciência Divina que há em você.
Aprimora-te.
Sonhar com pessoas que já morreram

Quando sonhamos com uma ou mais pessoas que já morreram, nada tem de perigoso ou de maus presságios. Isso quer dizer apenas que enquanto o nosso corpo físico estava dormindo, o nosso espírito desprendia-se parcialmente deste e esteve no plano espiritual onde de alguma maneira fez contato com esses entes já falecidos.

Dificilmente as lembranças que temos são retrato fiel do que se passou lá na espiritualidade. Vamos dar um exemplo simples: o Sr. Fulano sonhou com seu pai já falecido, e que ele encontrava-se em um leito de hospital (analisaremos duas possibilidades).

Primeira Possibilidade: O Sr. Fulano esteve no plano espiritual e foi realmente no Hospital onde seu pai encontrava-se em tratamento em algum lugar do outro lado da vida.

Segunda Possibilidade: O Sr. Fulano esteve no plano espiritual, e encontrou-se com outro espírito que deu-lhe a notícia que seu pai encontrava-se em um Hospital na espiritualidade em tratamento.

Sonhar com pessoas falecidas pode ser ainda resultado de uma superexcitação da mente causada por pensamentos constantes na pessoa falecida.
Quando se pensa incessantemente em alguém que já morreu, isso causa em sua mente uma alteração que a leva a visualizar a pessoa a qualquer momento quando dorme ou até mesmo quando acordado e não podendo, assim, ser classificado como um sonho com significado real.
Por isso a necessidade de uma preparação e do autoconhecimento para se analisar os nossos sonhos. 


O corpo fala, e não mente - Parte I

Quando sentimos uma dor seja ela qual for, a última coisa que pensamos é que ela é um aviso de nosso corpo nos alertando que em algum setor de nossa vida existe alguma coisa errada. Mas é isso, toda e qualquer dor ou alteração no nosso organismo, tenha ela surgido naturalmente ou em decorrência de acidentes, têm como origem um desajuste no campo emocional.

Existem situações na vida com as quais dizemos, aprendemos a conviver, porém são situações que nos incomodam, que não resolvemos nem aceitamos. A convivência inadequada com tais situações, mais dias menos dias, vai alterando o estado emocional da pessoa e essas alterações vão pouco a pouco refletindo no seu estado psicológico, apresentando sintomas de depressão, síndrome do pânico, etc.. Outra forma de manifestação desses desequilíbrios é a somatização no corpo físico em forms de dores e outros desajustes orgânicos.
Por isso é muito importante aprendermos a conhecer bem nosso corpo, estando atentos às alterações que ele apresenta, pois ele nos diz exatamente onde estamos falhando e em que precisamos mudar. Como diz o título da matéria o corpo fala, e não mente. Vamos então conhecer com maiores detalhes um pouco da linguagem do corpo.

Hérnia de disco: significa que a pessoa está profundamente indecisa quanto à sua vida. Sente-se totalmente desamparada e seus pensamentos a deprimem, pois não possibilitam que ele encontre saída param essa situação. A hérnia de disco é a forma de impedir a articulação da coluna. Ela mostra , simbolicamente o quanto a pessoa se sente amarrada, o quanto os movimentos estão presos e essa dificuldade é gerada porque o apoio necessário para a movimentação não é encontrado. Então, simbolicamente, isso ocorre quando a pessoa não recebe apoio de alguém, no momento em que mais precisa.

Enxaqueca e dor de cabeça: As pessoas que sofrem de enxaqueca têm um orgulho muito forte e não permitem que pessoas autoritárias mandem em sua vida ou controlem seus passos. Resistem a tudo e a todos que, conforme elas acreditam, queiram invadir seu espaço vital. São pessoas que não se entregam aos prazeres, pois receiam serem dominados de alguma forma. Normalmente têm medo do sexo ou de suas conseqüências, devido à limitações morais, religiosas, familiares, etc.
Se você se identifica nesta situação, solte-se e deixe seu coração falar. Não use a razão somente, pois devemos equilibrar os dois hemisférios (razão e emoção), para evitarmos esses conflitos internos e suas somatizações. Suavize seus pensamentos, amenize seus sentimentos, permita-se sentir alegria.

Alergia na pele: significa que a pessoa está vivendo momentos de irritação com as pessoas próximas e que atrasam seu desenvolvimento pessoal e profissional. Quando ela se vê obrigada a fazer o que não gosta, persuadida por pessoas de quem depende de alguma forma, surgirá, com certeza, coceira incessante significando o desejo inconsciente de arrancar aquilo que incomoda profundamente.
Pare de se sentir contrariado. Se você está passando por isso é porque, de alguma forma, procurou. Saia dessa sem ressentimentos, pois ninguém sabe quando está causando alergia em alguém. Passe a se expressar melhor. Seja objetivo e tire a culpa do seu coração. Eduque-se a não deixar que seu espaço seja ameaçado. Diga abertamente tudo que o incomoda pois tudo pode ser falado desde que seja com respeito e determinação. Analise-se e perceba se você consegue, humildemente, mudar um pouco mais o seu jeito de falar com as pessoas e o trato consigo mesmo. O mundo à sua volta só ira mudar se você mudar primeiro.

Labirintite: Significa pensamentos atrapalhados, nervosismo reprimido, o efeito de um golpe emocional, a necessidade de liberdade para pensar e agir, a sensação de falta de amor, sentimentos de solidão, dificuldade para expressar-se, e estar tonto com tantos problemas emocionais, e sentir-se desamparado e teimar em continuar tentando pelos velhos caminhos que nunca deram certo. Pare de tentar achar uma saída. Pare de fazer de conta liberte-se das amarras que o sufocam colocando seus sentimentos em primeiro lugar. Pare de se anular, aja com humildade mas seja firme em suas decisões.

Artrite: Representa um coração cheio de críticas e ressentimentos por pessoas que não valorizam seus esforços. Pessoas com esse tipo de inflamação são as que, às vezes, perdem tempo questionando em pensamentos os porquês das atitudes das pessoas. Não conseguem sentir que são amadas e geram conflitos de carência. Costumam culpar os outros pelo mal que as aflige. Essas pessoas precisam desligar-se do passado através do perdão.
As alterações do corpo podem ainda causar desequilíbrio da condição interna do organismo. Vejamos alguns exemplos:

Pele amarelada: indica possíveis disfunções do fígado e vesícula biliar, como no caso da icterícia.

Pele cinza-azulada: indica fragilidade ou dificuldade do fígado e pâncreas para executarem suas funções.

Pele muito vermelha: possíveis disfunções cardíacas e respiratórias como na expansão capilar nas faces, ou pressão sangüínea anormal.

Mãos e pés frios: excesso de açúcar, frutas e bebidas geladas. Desordens digestivas e excretórias, bem como do sistema nervoso.

Inchaço generalizado de pés e mãos: ingestão excessiva de líquido, gordura, especialmente causado por frutas, sucos, laticínios. Desordens no aparelho circulatório e reprodutor.
Assim como esses muitos outros sinais podem ser dados por nosso corpo. Em alguns casos são simples sinais de alerta para pequenas alterações, em outros porém podem ser verdadeiros pedidos de socorro para desequilíbrios que não sabemos ou não admitimos ter. Por isso a necessidade de mantermos sempre a alimentação, repouso e atividades em níveis equilibrados, procurando conhecer o melhor possível nosso corpo, estando sempre atentos para o que ele possa estar querendo nos dizer.

O corpo fala e não mente - Parte II

Da cabeça aos pés, tudo foi estudado, comprovando que cada parte do nosso corpo tem uma linguagem a ser entendida. A cabeça, o tronco, os membros e cada órgão interno recebem um impulso nervoso do cérebro que é comandado pelas emoções. Há uma infinidade de reações nervosas que causam doenças, sendo que uma grande parte delas a medicina não reconhece como inconscientes. Vamos mostrar alguns exemplos de como um pensamento crônico pode transformar-se em seu corpo, através das reações químicas comandadas pelo corpo.

SINUSITE RINITE: Sinusite é um sinal de que seu ego está profundamente irritado com alguma pessoa que convive com você. Ë provável que esta pessoa tente constantemente invadir seu espaço vital.

Sinusite é uma inflamação mental relacionada com alguém próximo; é a atitude mental rebelde ou a rebeldia nutrida contra os pais. Na verdade, o nariz representa a nossa sensibilidade quanto à aceitação ou recusa de algo ou alguém.

O sentimento de gratidão destas pessoas é quase que superficial e para se obter a cura total dessa dificuldade de respirar, é necessário que se comece reconhecendo que no passado ficaram suas melhores experiências e foi lá que você aprendeu tudo o que sabe hoje. Seus pais, amigos, patrões, funcionários, etc., todos, direta ou indiretamente o ajudaram a crescer. O demérito está naqueles que não aceitam, com humildade, as diferenças de opiniões, pois consideram-se os mais inteligentes e infalíveis.

Coloque em prática o que você sabe, em beneficio das outras pessoas e de si próprio. Admita humildemente os seu erros e sua ignorância em determinados assuntos, porque somente assim você descobrirá suas limitações e procurará se aperfeiçoar.

CORIZA: É a inflamação catarral da membrana mucosa das fossas nasais. Ocorre em pessoas extremamente sensíveis, que acham que só se pode conseguir o que se quer se alguém permitir. Você que tem coriza, cresça e pare de sentir-se como criança chorosa e vá à luta. Com lágrimas você não vai a lugar algum. Tenha vontade de criar suas próprias coisas e sentir prazer por elas e com elas. Participe ativamente e aceite a si mesmo com amor e sabedoria. Saiba amadurecer com alegria e dinamismo, sem perder a juventude. Perca o hábito de sentir-se vítima e enxergue que você tem capacidade e argumentos para agir diferente quando sentir-se acuado.

JOELHOS: Simbolizam atitudes para com você mesmo, no presente. Eles deveriam equilibrar o seu passado (coxas) e seu futuro (pernas).
Pessoas que não conseguem aceitar opiniões alheias, e agem como crianças para defender seu espaço, mostram que precisam amadurecer mais para poder compreender novas formas de se defender contra aqueles que lhe opõem. Faltar com o respeito para consigo mesmo deixando de realizar seus objetivos ou suportando todas as contrariedades, domésticas ou profissionais, também não é uma maneira correta de comunicar-se. A anulação pessoal só acontece quando a pessoa não conhece outros meios de se expressar e acredita que já tentou tudo para mudar uma situação desagradável, que a aflige. Se você se sente ferido em seus sentimentos e em seu orgulho porque está fazendo coisas que contrariam seu verdadeiro modo de ser, se está se desrespeitando ao forçar uma situação por não saber como corrigi-la e vive com o coração repleto de críticas e desapontamentos, saiba que seus meniscos, ligamentos e ossos do joelho serão afetados. Eles irão inflamar e poderá até ocorrer estiramento ou rompimento dos ligamentos, mesmo que seja provocado por algum acidente. Nós somos conduzidos, cegamente, pelo nosso inconsciente, para o bem ou para o mal, conforme o que acreditamos, ou pensamos constantemente.

As pessoas que não se dobram aos outros e teimam em sustentar as suas opiniões acabam somatizando um joelho que não dobra, que não flexiona e é extremamente dolorido.
A análise de nossa conduta mais secreta é, realmente, um trabalho difícil que requer sinceridade e lealdade com relação a nós mesmos. Para revertermos o quadro de doenças, dores, etc. para a saúde e a felicidade, devemos reconhecer nossas emoções diárias e não somente nossos pensamentos, para que possamos trabalhar na mudança do nosso interior.

PROBLEMAS NO MÚSCULO DO PESCOÇO: Dor no pescoço simboliza a inflexibilidade de seus pensamentos e a dificuldade de relaxar em relação às cobranças alheias e mesmo à auto-cobrança.
A pessoa que não quer deixar de ter opiniões rígidas e recusa-se duramente a mudar seus hábitos, vai ganhar um pescoço duro, igual à sua cabeça. Pessoas perfeccionistas normalmente têm muitos torcicolos.
Muitas vezes, as pessoas acordam com o pescoço doendo e nem conseguem girar a cabeça para o outro lado, reclamam: Dormi de mau jeito por isso estou assim. Tomei um golpe de vento ontem, e hoje acordei mal. E assim por diante.

Acontece que estas são apenas justificativas e não explicações reais para as dores.
Com estes exemplos, você pode ver como o consciente reage por não saber ou não ter se preocupado em aprender a linguagem do corpo. Enquanto não tomarmos consciência daquilo que acontece com nosso corpo, estaremos tentando eternamente achar resposta para nossos problemas, percorrendo o caminho oposto ao da verdade.

Se você estiver com dor no pescoço ou torcicolo, pare e pense um pouco. Analise seus últimos atos ou pensamentos contra algo ou alguém. Lembre-se de algum episódio durante o seu dia de ontem ou anteontem. Será que você não esta sendo teimoso com alguém ou com alguma idéia fixa? Será que você não está sendo insistente demais em querer que determinada pessoa pare de agir daquele jeito que tanto desagrada você?

Sempre haverá uma resposta, mas se você não souber saudavelmente voltar atrás e desistir de alguns aspectos negativos da sua conduta, seu pescoço continuará doendo e mostrando que você ainda não consegue olhar para o outro lado da questão. E literalmente, você não conseguirá olhar para o lado, a não ser que gire o corpo todo.

GORDURA: A gordura é o casulo que a pessoa cria, inconscientemente, para se proteger e se esconder dos problemas externos.

Pessoas muito sensíveis, que se deixam magoar com facilidade, buscam se proteger atrás da gordura, que representa a maciez de um abraço. Muitas vezes, a gordura é uma forma convenientemente usada para se conseguirem certos benefícios, como atrair a compaixão de outras pessoas, deixar de trabalhar naquilo que não gosta, escapar de certas obrigações que limitam sua liberdade e até mesmo testar o amor e a fidelidade do cônjuge ou dos pais. Mais uma vez vemos que o perigo está em nossa mente, não no mundo em que vivemos, e nem nos alimentos que comemos.

Faça um ”regime” nos seus pensamentos e limpe toda essa amargura. Viva tranqüilamente e sem se sentir ameaçado. Ame profundamente a todos e você perceberá que, como resposta, receberá mais amor dos outros. Saia já desse casulo e participe ativamente do mundo, de peito aberto e acreditando que você está sendo protegido pelas mãos do Grande Pai.

Pare de guardar mágoas e ressentimentos. Apenas aja com docilidade e poder e não deixe que as diferenças de vida e opiniões o aflijam.

Atenção: quanto mais você "engolir” e guardar mágoas, mais seu corpo engordará.
Para você superar definitivamente essa dificuldade de emagrecer terá que compreender que toda expectativa gera frustração. Por isto, não fique esperando acontecer o que você deseja, nem queira que as pessoas sejam como você ou lhe dêem aquilo que tanto você almeja. Saia já dessa postura de vítima e perceba o tamanho do seu próprio poder. Ninguém é responsável pelas suas fraquezas ou fracassos. Tudo depende exclusivamente da sua postura diante da vida e dos acontecimentos. Tenha coragem de mudar seu comportamento e ser você mesmo.


Pratique esportes ou faça exercícios. Torne seus pensamentos mais ativos e coloque em prática suas decisões. O mundo espera você para agir com ele. Transforme essa gordura em energia, sacudindo a poeira do passado e olhando para frente. Rápido.
Vamos acorde! Organize-se! Tudo só depende de você!

Chega de arrumar pretextos, pois isso só vem provar que você está realmente tendo alguma conveniência em ser gordo. Busque o que você deseja, sem prejudicar sua saúde e sua beleza. E, definitivamente, tente compreender que quando nos magoamos com algo é porque estamos sendo egoístas em querer que tudo seja do nosso jeito. Liberte-se dessa tendência e aceite as pessoas como elas são. Seja você mesmo e não se permita pensamentos negativos. Eleve-se a cada dia com bons sentimentos em relação à vida e cresça cada vez mais dentro da evolução espiritual, sem mágoas, sem medos, nem desconfianças. Quanto mais você se aproximar de Deus, mais se sentirá confiante e feliz. De outra forma, você estará cada vez mais longe d’Ele.

Aspectos sentimentais do signo Libra
O Signo de Balança ou Libra é um signo de Ar, positivo e Cardeal, cujo planeta regente é Vênus (Veja mais em Signos Astrológicos).

Sendo Vênus o planeta regente, nosso primeiro pensamento é vermos os Librianos como sendo pessoas bonitas e refinadas, amantes das artes e muito interessados na vida social. Sendo porém um signo de Ar, a sua concepção do amor é menos prática daquela desejada pelos Taurinos. Eles tecem muitas vezes sonhos imaginários sobre as relações amorosas ideais, onde tudo seria perfeito, equilibrado e harmonioso. Tudo para o Libriano responde a um certo ideal de beleza e estética, onde nada esteja fora de lugar. Desta forma eles tendem a buscar esta parceria ideal, onde a forma pode ser as vezes mais importante do que o próprio conteúdo. Eles podem portanto sofrer grandes desilusões ao mesmo tempo que não se cansam de perseguir este ideal de perfeição.

Esta sua natureza idealista, faz com que tenham dificuldades de lidar com a realidade, e enfrentar os desafios e agruras da vida diária. Por isto, muitas vezes, escondem-se por trás de um parceiro mais terreno e realista.

O Libriano está sempre trabalhando em prol de alguma coisa, sempre buscando a ordem, a perfeição e o equilíbrio. O equilíbrio é indicado pelos pratos da balança, que ele tenta manter equilibrados, ao mesmo tempo que oscila entre uma coisa e outra. Ele irá sempre buscar conciliar os opostos, ouvirá sempre a opinião alheia, e saberá com hábil diplomacia, colocar seu ponto de vista e fazer, afinal, o que ele deseja, mesmo sendo capaz de fazer o seu parceiro pensar que é sua idéia ou opinião que está prevalecendo. De fato, o Libriano é um hábil diplomata, gentil e educado, cheio de finesse. As vezes, porém, ele acaba ficando 'em cima do muro', somente para não se comprometer. Desta forma, ele parece até pouco digno de confiança (e será que os diplomatas o são?).

Um dos mitos ligados ao signo de Libra é o de Tirésias que ficou cego por ter causado a ira de Zeus ao dizer que a fêmea sente mais prazer do que o homem. Ele teve uma experiência como fêmea pois desejava saber quem, dos dois sexos, sentia mais prazer. Porém, ele relutou muito em dizer a verdade a Hera e Zeus, e quando finalmente o fez acabou sendo duramente castigado. Talvez por isto o Libriano tem tanto medo de exteriorizar sua opinião. Na realidade este mito mostra que, ao perder a visão exterior, Tirésias ganhou a visão interior, e compreendeu o princípio da polaridade da natureza humana e de todas as coisas criadas. As vezes, o Libriano literalmente 'joga nos dois times', mas normalmente é uma coisa somente ideal e psicológica, fruto de sua mente diplomática e de sua tendência em demostrar as qualidades do sexo oposto sem perder contudo as suas próprias qualidades.

O Homem de Libra

Antes de mais nada precisamos dizer que o homem de Libra é refinado, tem bom gosto, não veste qualquer camisa ou roupa e não é grosseiro, rude e possessivo, estereótipo do 'manhão'. Se este é o tipo de homem que você procura, fique longe do Libriano. Ele é refinado, charmoso, sempre pronto para lhe agradar. Gosta de dar palpites sobre suas roupas, na decoração da casa, na escolha de um restaurante, que será sempre dos mais refinados. Ele adora fazer elogios e agradar.

Ele vai em busca do Belo, do Verdadeiro, do Harmonioso, mas cai facilmente nas armadilhas sofrendo muito quando não encontra aquele ideal imaginado e tão desejado. Como ele busca a 'mulher perfeita', aquela que sai na primeira capa das revistas de moda, é muito difícil conviver com ele, a menos que você mantenha em segredo as suas 'imperfeições', como as olheiras, as transpirações, as espinhas etc. Por isto nunca se depile perto dele, e mantenha a porta do banheiro fechada para manter segredo de suas intimidades. Apareça sempre maravilhosa e perfeita na sua frente! Você o terá aos seus pés.

Ele será muito generoso quanto aos presentes, da melhor qualidade é claro, já que ele adora luxo e diversões. Alguns Librianos porém, que vivem o lado sombra de sua personalidade, podem ser um pouco 'Dom Juan', tendo mais amor ao próprio amor do que a você. Além disso, ele lhe contará todas as suas conquistas amorosas, o quanto ele é admirado, etc. etc. Seja então tolerante, já que estas conquistas são somente estéticas em sua maioria, senão ele irá se fechar em sua torre de marfim e será difícil então aguentar a sua frieza.

Como durante a sua vida eles perseguem a parceria ideal, podem se casar muitas vezes, à medida que se desiludem com a parceira atual que de 'princesa' virou 'plebéia'. Se você conseguir manter sempre todo o seu romantismo aceso, sendo a companheira que compartilhe com ele o seu mundo de fantasias, então você conseguirá o melhor companheiro do mundo.

A Mulher de Libra

As mulheres de Libra são inteligentes e hábeis, além de charmosas e bonitas. A sua aparência, refinada e elegante, pode contrastar com o lado mais frio de sua personalidade, que é capaz de utilizar seu charme somente para vencer nos ambientes masculinos. Porém, não pensem que ela sobe na vida somente às custas de seu charme. Não, ela é realmente muito dotada intelectualmente e tem habilidade para lidar com estruturas e formas, coisa que pode deixar muitos homens desconcertados.

A mulher de Libra tem prazeres intelectuais, e os mesmos ideais de parceria ideal que o Homem de Libra. As vezes ela reprime seus verdadeiros sentimentos, tendo dificuldade para demostrar a sua afetividade, já que ela tem mais facilidade de raciocinar a respeito das coisas do que de responder instintivamente a elas.

O signo de Libra é um signo bastante complexo, tendo duas faces distintas que poderão ser vistas em dois tipos de libriana: aquela que mostra sem pudor todas as contradições contidas em seu signo duplo, e aquela que tenta esconder a sua grande necessidade afetiva por trás de um intelecto frio. Por isto tente venceras as duas, com carinho, afeto, amor e todas as demonstrações que podem lhe incutir a sensação de segurança. Afinal, ela busca somente aquele amor ideal que está nos romances do século 19! Você se lembra de Brigitte Bardot? 'E Deus Criou a Mulher'. Esta é a Libriana que, quando decepcionada com o amor encontrado na vida real, refugia-se no seu castelo ideal, cheio de cães e gatos!

Libra e o Amor

No geral podemos dizer que o libriano típico busca um relacionamento ideal, cheio de harmonia e comunicação. O libriano esconde suas emoções e detesta cenas de ciúme, grandes arroubos sentimentais. Ele prefere discutir friamente as situações, tentando resolve-las com a maior justiça, de igual para igual, ouvindo sempre os dois lados. Para receber mais destes relacionamentos, o seu parceiro precisa ser paciente e ele descobrirá a verdadeira jóia que se esconde as vezes por trás de uma aparente frieza. A dedicação do Libriano a um relacionamento é infinita, ele sempre tenta fazer ajustes e acordos para não desagradar o seu parceiro. Alguns Librianos simplesmente não conseguem viver sozinhos, portanto eles estão sempre em busca do 'parceiro ideal', daquela cara metade tão descrita nos livros. Na realidade eles precisam buscar este equilíbrio, não no outro, mas neles próprios, já que dentro deles (como dentro de todos aliás) existem as duas faces da medalha, os dois polos, negativo e positivo, o lado masculino e o lado feminino da natureza. Porém, o seu parceiro Libriano precisará aprender a demostrar mais o amor e o afeto, no lugar de discuti-lo.

Signos Relacionados

A Triplicidade do Fogo: Áries, Leão e Sagitário

Será um pouco difícil para os Librianos se relacionar com os fogosos e instáveis signos de fogo! Quanta emoção, quanta paixão! Isto pode deixar qualquer Libriano assustado. Porém como o Ar alimenta o Fogo, se este permanecer aceso, mas confinado dentro dos limites de uma aconchegante chaminé, então o relacionamento poderá ser criativo e agradável para ambos.

A Triplicidade do Ar: Gêmeos, Libra e Aquário

Os signos de Ar, sendo signos intelectualizados, têm tendência a discutir e analisar seus relacionamentos, esquecendo-se que os relacionamentos são feitos de sensações, emoções e gestos mais do que de palavras... Neste campo portanto, serão mais proveitosas as amizades do que os relacionamentos amorosos.

A Triplicidade de Água: Câncer, Escorpião e Peixes

Estes dois elementos não se misturam muito bem, no entanto os relacionamentos entre os elementos de Água e de Ar podem ser duradouros, especialmente se acontecerem com os signos de Peixes e Câncer, que possuem um lado romântico e sonhador que combina com o signo de Libra. O difícil será manter os pés no chão e enfrentar o lado prático e real do dia à dia.

A Triplicidade da Terra: Touro, Virgem e Capricórnio

Os signos de Terra possuem qualidades indispensáveis para o Libriano, pois eles tem os pés no chão e uma praticidade indispensável para um relacionamento duradouro. O elemento Terra sustenta o aéreo libriano. No entanto os parceiros de Terra não devem esquecer o lado idealista do romântico do Libriano e para manter aceso e saudável o relacionamento deverão fazer um grande esforço para poupar o seu companheiro do lado mais prosaico da vida.

Aspectos sentimentais do signo Leão
O Leão é um signo de Fogo, regido pelo Sol, e como tal, é um signo de ação. O elemento fogo se preocupa principalmente com a descoberta e a realização de futuras possibilidades. O signo de Leão é particularmente criativo e, ao longo da vida, irá desenvolver todo o seu potencial de confiança magnanimidade, e altivez.

Tendo ele um mito do herói para imitar, tentará vestir este personagem, custe o que custar. Mas o mundo não é feito de preto e branco, de bons e maus, de vilões e heróis, mas contém muitas sutilezas que o leonino as vezes tem dificuldade de compreender. Sua tendência a se apegar a um ideal e a se enfurecer se este ideal não se ajusta à sua realidade, aparece claro nos relacionamentos dos leoninos. Tanto no trabalho quanto no amor, ele é constantemente frustrado pela mesquinhez, pela ambigüidade, pelo ciúme e pela maldade presentes na psique de todos os seres humanos. Em seu código moral ele fará o possível para esconder esta faceta da natureza humana. Portanto se desilude facilmente.

Dentro da sua ótica de herói mitológico, tampouco tem lugar os pequenos detalhes do dia à dia, que ele deixará aos seus "serviçais". E ele precisa ter um batalhão destes serviçais! Ele também adora as coisas bonitas e luxuosas, e se aborrece se sua conta bancária não consegue suprir suas necessidades. Quando ele precisa se ajustar a estas limitações se enfurece, e muito. Mas continua em frente com muito otimismo, pois ele "sabe" que voltará a reinar, e...em breve, sua conta estará novamente cheia.

Ele é a Divina Criança do Zodíaco e gosta de estar sob a luz dos refletores, não dividindo o palco muito facilmente. Ele está muito ocupado em olhar para si próprio e a descobrir a sua própria identidade para se preocupar com os outros. Este processo de descoberta e interiorização é primordial para o nato do signo do Leão. Ele é o herói em busca do Santo Graal e precisa ser reconhecido como tal.

A pior faceta de sua personalidade é o acentuado egocentrismo e a suscetibilidade exagerada e o dom de fazer com que as pessoas se sintam ingratas e culpadas, quando ele é tão tolerante e magnânimo.

O Homem de Leão

O homem de Leão é muitas vezes atraído por uma companheira dos signos de Terra. Ele precisa da influência estabilizante e realística destes signos. Porém as vezes o relacionamento pode se tornar um desastre, se o excesso de detalhismo e os acontecimentos diários tentarem invadir seu reino. O Leão é muito romântico, e pode deixar qualquer mulher nas nuvens, fazendo-a sentir desejada e amada, e tentará viver o arquétipo do 'macho'. O signo de Leão precisa sentir que ele é "o centro do universo", portanto a sua amada, por merecer suas atenções, deveria se sentir muito honrada de ser colocada "ao seu lado". Não tente porém dividir com ele a luz dos refletores! Não tente competir! A menos que este seu Leão seja muito auto-confiante e tenha uma excelente auto-estima. Com os signos mais adaptáveis, como Peixes, Virgem, Sagitário ou Libra, ele poderá ter relacionamentos também harmoniosos. Neste caso a parceira lhe dedicará muita atenção, devoção, adoração, e aceitará suas necessidades infantis com bom humor. Tente ser você mesma, sem porém jogar a sombra nele. Ele se orgulhará de você e a cobrirá de atenções e de carinhos. Afinal, tudo o que ele possui "é o melhor", não é?

A Mulher de Leão

A mulher de Leão também é uma rainha. E gosta de ser tratada como tal. Ela tem uma personalidade forte e não se ajusta ao modelo convencional de esposa submissa, resignada e retraída. Ela tem uma enorme necessidade de viver a própria vida á sua maneira e precisa de animação e dinamismo. Ela não gosta de ficar presa numa jaula e precisa expressar seus impulsos criativos, tendo habilidades para a organização do seu reino. Por isto poderá ocupar cargos importantes e de comando. É muito comum também encontrá-la no centro de uma roda de amigos, ou amigas, todos inclinados para ela, é claro, para pedir-lhe conselho e ajuda.

Muitas vezes elas buscam relacionamentos com homens mais fracos, que possam adorá-las e coloca-las num pedestal. De maneira geral ela gosta de chamar atenção, e se veste de maneira chamativa, atraindo as atenções com seu carisma e sua elegância. As mulheres deste signo não gostam de fazer o papel de vítimas ou de tolas e possuem um orgulho feroz. Ela merece toda a sua devoção pois é muito justo que ela a receba, e ela sabe disto. Não tente porém dominá-la... nunca!

Leão e o Amor

O Leonino típico adora o amor, adora estar apaixonado e gosta dos amores espetaculares, arrojados e dramáticos. Ele é romântico e generoso e adora dar presentes à pessoa amada. E sabe escolhê-los muito bem, para impressioná-la e conquistá-la. E também para merecer sua eterna gratidão. Quando o Leão se apaixona, ele se apaixona pelo amor, pelo ato de estar apaixonado, e segue à risca todas as regras deste amor. Como numa peça teatral, como num palco, sempre estará surpreendendo o ser amado. O Leão tem um coração ingênuo e confiante e nunca aceitará uma traição. Trair sua confiança é algo horroroso para ele e nunca será perdoado!

Em troca, você terá lealdade e proteção, como os cavaleiros faziam com suas amadas. Ele, o cavalheiro, será capaz de grandes gestos, e corajosamente viverá seu amor até o fim ou se retirará, magoado e frustrado, se as atenções do ser amado não recaírem inteiramente sobre ele.

O que o Leão quer é o amor total, mitológico, heróico, portanto não espere um relacionamento calmo e tranqüilo.

Signos Relacionados

A Triplicidade do Fogo: Áries, Leão e Sagitário

Naturalmente os outros signos de fogo se entendem bem com o Leonino, porém o relacionamento terá tendência a fazer "fogo de palha" e a se esgotar rapidamente em cinzas. Seu relacionamento com Áries será mais difícil pois este não o adorará como ele espera. Com Sagitário poderá durar um pouco mais, enquanto se lançarem em aventuras mitológicas juntos. Mas como ficará o seu dia a dia?

A Triplicidade da Terra: Touro, Virgem, Capricórnio

Com os signos de Terra o relacionamento poderá ser mais duradouro, contanto que estes resolvam os detalhes da vida diária sem aborrecê-lo com minúcias. Cada um deverá desempenhar o seu papel, o Leão mandará, e o signo de Terra será mandado e executará as ordens. Se isto acontecer, a relação poderá durar, se não.... Bem mas isto depende do empenho de cada um, não é?

A Triplicidade de Água: Câncer, Escorpião e Peixes

Com estes signos muito emotivos e cheios de facetas sentimentais o Leão poderá se perder. No entanto, estes signos, sendo mais adaptáveis e maleáveis, conseguirão compreender a natureza fogosa leonina e poderão jogar "um pouco de água na fogueira", de forma a não deixar que o fogo devore rapidamente o relacionamento. Se eles conseguirem compreender o lado frágil do ego leonino, o relacionamento será profícuo.

A Triplicidade do Ar: Gêmeos, Libra e Aquário

O Ar alimenta o Fogo, portanto o relacionamento poderá ser mais duradouro. O Geminiano terá a agilidade mental para se adaptar a qualquer circunstância e Libra dividirá com Leão o papel na sociedade, com o refinamento adequado para deixar todo o brilho para o seu parceiro. Com o signo de Aquário, (polaridade de Leão) poderá manter um relacionamento durável, contanto que um admire o outro e o respeite, deixando-lhe a melhor parte. Parece difícil? Bem, vale a pena tentar pois será um relacionamento enriquecedor, sem dúvida.

Aspectos sentimentais do signo Virgem
O signo de Virgem é um signo de Terra, negativo, estéril, humano e governado por Mercúrio. Veja também os Signos Astrológicos.

Mercúrio rege o intelecto concreto, o raciocínio. Porém os astrólogos acham que encontraremos outro pequeno planeta (Vulcano?) que se adaptará melhor ao signo de Virgem que divide seu regente com o signo de Gêmeos. Não devemos olhar este signo como sendo somente o signo da ordem e do trabalho. A palavra discernimento é também muito adaptada a este signo, seja nas escolhas dos amigos, de roupas, de namorados etc. A outra característica importante é o realismo. O elemento terra é o elemento que aceita a realidade terrena como ela é; é verdade que o virginiano a analisa, a esmiuça, mas ele não tenta mudá-la. Não é um idealista, como o pisciano, que imagina um mundo ideal, escondendo a realidade. Os virginianos têm tendência a discriminar, colocando os pingos nos iis, apontando para as minúcias e para os detalhes. Mas simplesmente por serem realistas. Depois da análise, eles fazem uma síntese e entregam o resultado. Nu e cru.

Sendo um signo de Terra o signo de Virgem gosta de segurança e não gosta de nada que envolva risco, daí a sua fama de se manterem no emprego, como eternas secretárias, contadores, etc., de forma restritiva e as vezes, medíocre.

Uma das qualidades do Virginiano é a sua vontade de saber. Por isto eles terão sempre muitos livros onde poderão buscar o saber e se informar nos mínimos detalhes. No seu lado mais extremo, eles têm mania de ordem, colocam etiquetas nas gavetas, arrumam os armários. E eles fazem a mesma coisas com seus sentimentos também. Gostam de mantê-los guardados em gavetas arrumadinhas e com etiquetas. Detestam o caos sentimental que está presente no seu íntimo, em seu lado sombra. Um dos mitos ligados a este signo é a da Deusa Mãe, da Grande Mãe, da terra fecunda e doadora de vida. No entanto, em seu lado extremo, pelo fato desta grande deusa ser dona de si mesma e nunca se entregar totalmente ao outro, acaba se tornando Mãe virgens, isto é estéreis em sua natureza mais profunda. Os virginianos sendo uma síntese dos signos pessoais que os precedem no zodiáco, preferem ordenar o caos analisando-o (dão excelentes psicólogos), arrumando a casa (o seu lado trabalhador), e cuidando da saúde (dietetistas, médicos etc.).

O Homem de Virgem

Como se adapta esta figura de Grande Mãe ao Homem de Virgem? Quando um homem de Virgem se apaixona, ele pode ser um companheiro adorável ou um insuportável crítico. Ele tentará sempre explicar todos os sentimentos através da razão, os seus e os dele. Será perspicaz e objetivo em sua análise e poderá mostrar uma frieza e um autocontrole que ele na realidade não possui. É muito difícil para ele se adaptar à figura do machão (tão comum em nossa sociedade), e por isso se mostra frio e distante. Não lhe fará nenhuma demonstração de carinho, especialmente em público, já que desta forma ele estaria expondo suas emoções e sentimentos. Se dedicará a você 'depois do trabalho', dando-lhe a impressão que você está sempre em segundo plano. Ele tampouco é do tipo que vai lhe aprontar alguma surpresa! De jeito nenhum. Tudo estará devidamente planejado nos mínimos detalhes, por isto se você estiver atrás de emoções fortes fique longe dele. Ele terá facilidade de ouvi-la expor suas razões, seus argumentos, mas não tente mostrar-lhe seus sentimentos, ele não a ouvirá. Ele não é o tipo que se desmancha em lágrimas por uma cena sentimental, e nem tolera explosões de raivas ou ciúme.

Muitas vezes os homens de Virgem ficam solteiros, ou fazem casamentos 'de razão'.
Eles não são movidos a fogo (impulso) e a água (sentimento). Eles são de Terra, lembra-se? Portanto eles têm relacionamentos mais frios e distantes, mas seguros e confiáveis. Aprecie sua habilidade manual, sua inteligência e perspicácia e você terá um excelente companheiro.

A Mulher de Virgem

Não pense na mulher de Virgem como a Amélia dedicada ao lar e aos filhos, mantendo o chão encerado e os armários em ordem. Esta não é a verdadeira essência deste signo. A mulher de Virgem mantém a si própria livre, dentro da relação, através de seu intelecto. Ela tem opinião própria, pesquisa e lê para 'saber', e em seus relacionamentos ela estará sempre pronta a analisar e a falar sobre tudo, suas ações, sua casa, seus filhos... menos sobre seus próprios sentimentos. Normalmente, no seu impulso a se tornar útil, a mulher de Virgem se dedica a uma carreira, e é uma excelente psicóloga, médica, enfermeira, nutricionista, pedagoga, professora e analista. Desta forma ela não terá o casamento como prioridade e poderá casar mais tarde, ou não casar, ou mesmo fazer um casamento de razão.

As vezes a mulher do signo de Virgem é realmente estéril (especialmente se tiver a Lua em Virgem ou em mau aspecto com Saturno), e as suas crianças serão os seus alunos. Eu tenho por mim que o signo de Virgem é estéril porque o nascimento é 'sujo'. Mas esta é uma opinião pessoal. De fato seja o ato sexual que o nascimento, se acontece de uma forma onde a pessoa fica exposta, onde as emoções e os sentimentos ficam expostos, e não podem ser explicados racionalmente. A psique da Virginiana, apesar de ser ligada ao Mito da Grande Mãe, está representada pela Deusa Artemis, virgem, autosuficiente. O trigo que ela traz em seu colo, é usado para alimentar o mundo. Ela não precisou do sêmen. Seu negócio não é 'dar o seio' como acontece com a Mãe Câncer. Seu negócio não é 'gerar filhos' mas 'gerar idéias'. Uma das suas qualidades é a discrição e a reserva. Ela irá preservar sempre um pouco de si e não se entregará inteiramente numa relação sentimental. Porém ela é realista e, se ela assim tiver decidido, o amará como você for. O mais importante é fazê-la sentir que ela é necessária em sua vida.

Virgem e o Amor

Se nós pensarmos no virginiano como ele é usualmente descrito nos livros de astrologia, pensaremos nele como uma pessoa que tem um manual ao lado da cama onde irá buscar o conhecimento adequado para desempenhar bem sua função durante o ato sexual. Exagero? Nem tanto! Ele realmente precisa das instruções para se sentir bem. Mas o amor e os sentimentos não tem etiquetas explicativas, e muito menos os seres humanos vêm com elas amarradas no pescoço! E por isso os virginianos se perdem e muitas vezes têm dificuldades em seus relacionamentos. Na realidade, a mulher de virgem analisa seus próprios sentimentos, e os vê como sendo monstros incontroláveis, e tenta mantê-los sob controle, dissimulando a afetividade e mantendo-se fria e controlada. Mesmo quando ela quer transar todos os dias, não o dirá, mantendo a relação controlada, um dia sim e um dia não, porque é mais saudável. O virginiano não é frio, ele simplesmente leva muito tempo para esquentar. A paixão não faz parte de seu vocabulário. EA mulher de Virgem não se entrega ao primeiro machão que a olha. E o homem de virgem não se entrega à primeira carinha bonita que o seduz. Ambos analisam longamente a situação, racionalizam, e tentam saber se você se identifica com as mesmas coisas do que eles. Emoção e sexualidade não são suficientes para prender o virginiano. Para eles precisa haver um encontro de mentes.

Signos Relacionados:

A Triplicidade da Terra: Touro, Virgem, Capricórnio

Como sempre acontece, os signos do mesmo elemento acabam se completando e, tendo identidades em comum, a relação será prática, realista, bem organizada, segura, e terá uma boa dose de sensualidade. Os signos de Terra se relacionam com os cinco sentidos. Em minha opinião esta relação acabará se tornando 'chata' com o tempo e lhe faltará um pouco de pimenta que o elemento Fogo poderia lhe proporcionar.

A Triplicidade do Fogo: Áries, Leão e Sagitário

As pessoas do signo de fogo se sentirão aprisionadas pelos pragmáticos Virginiano, de forma que, a relação poderá não durar muito. Isto porque os signos de Fogo precisam de agitação, de criação, de uma certa 'anormalidade', coisa que os virginianos detestam. Para eles a anormalidade é sinônimo de doença. Para os natos dos signos de Fogo, a normalidade é uma chateação.

A Triplicidade de Água: Câncer, Escorpião e Peixes

Eu acredito que os virginiano compreendem melhor os natos dos signos de Água, apesar da intensidade de sua emoções. Isto porque a Água e a Terra se misturam para fazer o barro, de onde nasce a vida. Portanto, se o virginiano conseguir analisar e ordenar a instabilidade dos signos de água, sem ser excessivamente crítico e sem magoar a sua sensibilidade, poderá ocorrer uma relação mais duradoura e criativa.

A Triplicidade do Ar: Gêmeos, Libra e Aquário

Aqui poderá haver o encontro de dois intelectos, já que o saber faz parte dos signos de Ar. No entanto o Virginiano é, apesar de regido por Mercúrio, um signo de Terra e os signos de ar são intelectuais de mais e 'voam' com suas idéias e com sua imaginação, esquecendo-se muitas vezes de jogar a âncora! O prático virginiano poderá então perder a paciência e então as discussões se tornarão intermináveis, pois para o intelectual do signo de Ar a discussão é importante em si e não precisa levar a nada prático.

Aspectos sentimentais do signo Gêmeos
O signo de Gêmeos é um signo de Ar, e uma de suas características é a facilidade de comunicação, a rapidez de raciocínio e a mobilidade e volatilidade. Os geminianos não ficam parados num só instante e como borboletas passam de flor em flor, de assunto em assunto, de informação em informação.

Por esta razão é muito difícil 'prender' um geminiano por muito tempo, a menos que você lhes dê sempre algo novo para ele se interessar. Dizem que ele é muito superficial, e as vezes isto é verdade, mas a sua mente funciona de uma tal forma, que mesmo com a sua 'superficialidade' eles captam o necessário e buscam a informação sem entrar em profundezas de detalhes.

No signo de Gêmeos encontramos excelentes jornalistas, escritores e até atores, que se metamorfoseiam com facilidade em diferentes personagens. O lema de Gêmeos deveria ser "penso então eu sou", já que o seu intelecto privilegiado o move em todas as direções. Ele adora descobrir coisas novas, inventar e aprender, sempre de forma brilhante e mesmo divertida. Sim porque ele é como uma 'criança em idade escolar', sempre pronta a aprender coisas novas, neste admirável mundo novo cheio de atrações!

O geminiano não gosta de falar de sentimentos, e não aprecia as longas discussões a respeito de suas emoções. Apesar de ser o signo menos introspectivo do zodíaco ele não gosta de falar de seus momentos íntimos ou difíceis. Com seu jeito de criança, ele mudará de assunto, mostrando a sua natural mutabilidade. Gêmeos pode fazer sofrer quem o ama, pois adora a liberdade (prenda uma borboleta e ela morrerá), e não gosta de obrigações.

Sendo de um signo duplo, a ele se adapta bem ao mito dos gêmeos Castor e Pollux, nascidos da união de Zeus que, transformado em cisne se acasalou com a mortal Leda. Eles são corajosos e valentes, mas um é humano e outro é divino. Quando um dos irmãos morre, o outro toma o seu lugar, graças a um pacto feito com Zeus, para poder se alternar com o irmão no Olimpo. Assim cada um deles passa um tempo no Olimpo e um tempo na terra.

Este mito demostra um pouco a volatilidade do signo, e a estranha percepção do mundo que os geminianos têm, como se estivessem sempre pairando acima das coisas, lá no alto, de onde abrangem muito mais longe e registram as coisas de uma forma mais intuitiva e não necessariamente racional. As vezes, o geminiano entra em choque com seu próprio sentido analítico, com sua mente racional, que tenta bloquear o outro lado. Daí o conflito e a mutabilidade dos humores. O conflito constante entre o intelectual e o emocional, o masculino e o feminino, o mortal e o imortal, o Olimpo e a terra.

Do ponto de vista da sexualidade, ele as vezes é andrógino, seja feminino que masculino por favor, não me entendam mal!). Lembrem-se que Mercúrio é o planeta que rege o signo, e Mercúrio na mitologia grega era o Deus dos ladrões, dos mentirosos, dos comerciantes e também o protetor das estradas. (Uma espécie de Exu na minha opinião). Ele era o tradutor, e o mensageiro dos deuses. Por ser neutro ele absorve facilmente o que está em volta dele e o ambiente o influencia. O Mercurius, na alquimia, é o elemento que faz a ligação entre o sal e o enxofre, entre o feminino e o masculino. É o Grande Transformador dos alquimnistas.

O ponto conflitante de Gêmeos é sem dúvida esta dualidade, entre a irresponsabilidade da criança e a racionalidade do adulto. Fazer a grande transformação, a grande alquimia é seu desafio principal.

O Homem de Gêmeos

Como o próprio signo indica, ele será bastante curioso, inteligente e muito mutável. Estará sujeito a inquietações, e não gostará muito de falar sobre os seus próprios sentimentos. Não vai 'abrir' muito facilmente sua alma, e não se sentirá atraído para viver momentos 'românticos e melosos'. Ele irá preferir uma comunicação franca, sobre o que está acontecendo, por exemplo, já que ele está sempre bem informado sobre tudo. Tendo uma inteligência muito rápida, ele tem também um jogo de cintura que o faz escapar inteligentemente das perguntas insidiosas. Ele não será do tipo que vai manter a sua atenção constantemente na pessoa amada, a menos que esta lhe traga sempre alguma novidade, para mante-lo ligado. Ele pode ser romântico, mas no sentido da alegria, sem nenhuma tragédia do tipo 'Romeu e Julieta'. Ele adora enviar bilhetinhos de amor, contar histórias e casos, conversar, mas talvez ele esqueça as flores de seu aniversário.

Como ele se interessa pelas pessoas, se manterá num constante flerte atraindo todos as atenções para si, com a sua facilidade de comunicação. Não será do tipo ciumento, e proporcionará à sua amada momentos inesquecíveis com um toque de cultura, como uma boa leitura, um bom teatro ou um bom papo. Não espere o tipo 'machão' ou 'herói', mas procure nele o companheiro de brincadeiras, a criança brincalhona que sempre manterá alegria em sua vida. Ele pode ser profundamente interessante e sua vida não será monótona!

A Mulher de Gêmeos

Bem, este tipo de mulher não é seguramente a Amélia da canção! Sendo inteligente e curiosa, será mais do tipo companheira intelectual, e não ficará em casa de chinelos e cuidando de crianças!

Ela poderá parecer um pouco superficial, gostando de flertar e borboletear, mas esta é mera curiosidade, necessidade de saber como é. Como ela deseja sempre aprender, estará sempre fazendo algum curso, se instruindo, portanto irá se limitar a conversar com o namorado ou marido, sobre os fatos da mídia, sobre os assuntos que a estão atraindo no momento, estando ela a par de tudo o que acontece. As vezes ela até tenta se adaptar àquela figura materna que o namorado/marido tanto deseja. Mas não é sua praia. Gêmeos tem uma certa tendência a reprimir suas emoções e sentimentos, tentando negá-los e submetendo-os à análise de seu intelecto. Por isto pode não conseguir lidar com as suas emoções, tentando negá-las. A mulher de Gêmeos pode parecer nervosa, somente porque reprime a emoção. Se ela for do tipo intelectual, pode envolver o parceiro em intermináveis conversas, onde tentará racionalizar tudo, mas sem analisar nada em profundidade, somente como um exercício de intelectualidade. Neste caso, o lado maternal estará seguramente prejudicado, pois os mistérios que envolvem a maternidade não são aqueles do intelecto.

As geminianas terão de qualquer maneira um bom relacionamento com os filhos, aos quais ensinarão tudo, empurrando-os para carreiras universitárias e estimulando a sua natural curiosidade. A necessidade do conhecimento é neste signo maior que a necessidade de segurança. Não que não exista um certo romantismo mas ela não conseguirá ficar cinco minutos calada, olhando um pôr de sol, sem fazer algumas considerações a respeito! Enfim, se você ama o silencio, fique longe dela!

Ela pode ter um forte senso estético e gosta de estar sempre na moda, de usar a última novidade. As coisas coloridas chamam sua atenção. Ela terá a graça de uma borboleta e a maciez de um tecido de seda. Deve ser tratada com a delicadeza que merece.

Signos Relacionados:

A Triplicidade do Ar: Gêmeos, Libra e Aquário

Naturalmente o signo de Gêmeos se relaciona facilmente com os outros signos de Ar: Libra e Aquário, mas estes relacionamentos funcionam melhor na amizade e no social que num relacionamento romântico ou amoroso. Com Libra poderá ser até um casamento onde o social terá muita importância e com Aquário, bem, terá uma certa competitividade.

A Triplicidade de Água: Câncer, Escorpião e Peixes

Os signos de Ar se relacionam bem com os signos de Água, que possuem a mesma versatilidade e poder de adaptação. No entanto, poderá lhes faltar aquela centelha que alimenta o fogo do amor. O ar e a água produzem vapor, neblina, bruma, que, apesar de serem incompatíveis se sentem atraídos de forma estranha, como que numa mistura etérea. Os signos de água são muito emocionais e podem atrair os signos de ar que racionalizam os sentimentos. Gêmeos terá tendência a querer 'explicar' todas as reações emocionais do signo de água.

A Triplicidade do Fogo: Áries, Leão e Sagitário

Com os signos de fogo o geminiano pode ter um relacionamento muito apaixonante. O Ar alimenta o Fogo, enquanto um cria, o outro racionaliza. Portanto, grandes paixões em vista! Elas podem no entanto durar muito pouco ou se mostrar somente exercícios de criatividade, de ambas as partes. De qualquer maneira a relação nunca será monótona e valerá a pena. Tratem de alimentar sempre o fogo interior!

A Triplicidade da Terra: Touro, Virgem, Capricórnio

A praticidade e racionalidade dos signos de terra podem ser de difícil compreensão para os geminianos, mas os relacionamentos podem até ser duradouros. De qualquer maneira os signos de Terra não gostam de grandes variações e os geminianos deverão tomar cuidado para não afugentar seus parceiros 'terrenos'. Os signos de terra são sólidos e confiáveis, e antes de mais nada realistas, portanto, nada de 'joguinhos' com eles. 
Aspectos sentimentais do signo Escorpião
O signo de Escorpião é um signo de Água, governado pelo planeta Plutão e tendo como co-regente o planeta Marte.

Apesar da fama que este signo possui, ele é muito mal compreendido, talvez porque ele próprio não faça nada para melhorar a sua imagem. De fato, ele se esconde atrás de uma aparente frieza e desconfiança, levantando uma barreira quase intrasponível ao seu redor.

Escorpião, como todo o signo de Água, é muito sentimental e suas correntes emocionais são intensas e profundas. No entanto, ele se mostra sempre desconfiado, especialmente, no que diz respeito aos seus próprios sentimentos e detesta responder a qualquer tipo de pergunta íntima e direta. Por ter um conhecimento profundo dos mistérios e segredos que envolvem a natureza humana, ele está sempre esperando que o lado mais sombrio do outro apareça e por isto ele vive 'de tocaia', na espreita.

A natureza violenta de seus sentimentos e paixões não deixa margem a meios termos, a meias medidas. Ele ama ou odeia e... sabe odiar da forma mais fria e cruel possível!

O planeta Plutão, que rege o signo, é o mais frio do nosso sistema solar. Ele rege o domínio, a manipulação, o controle, o poder, o sexo e a morte. Ele rege também o mistério, e tudo o que é subjacente, o mundo de Hades e, por esta razão, os nativos deste signo são ótimos investigadores, pesquisadores, detetives e também psiquiatras, pesquisando a fundo a natureza humana.

Eu falei que o escorpião é manipulador, frio, calculista e controlador, e ele o é mesmo! Os homens mais poderosos do mundo possuem um Plutão muito forte em seus mapas, tenham certeza. Lembrem-se do ex-presidente Fernando Collor de Mello, que possuía o Sol em Leão em conjunção com o planeta Plutão. Que poder ele teve de manipular um país inteiro! Bem, eu acho que ele pensava ser o próprio Deus!

Ma Escorpião também tem seu lado bom, não é mesmo? Podemos citar a persistência, a paciência, a introspeção, e a capacidade de vencer qualquer obstáculo, removendo literalmente as montanhas para alcançar seu objetivo.

O Homem de Escorpião

Antes de mais nada o homem de escorpião é extremamente apaixonado e apaixonante, contanto que você o deixe manter o controle da situação... sempre! Ele pode se deixar levar por uma paixão avassaladora e será fiel a ela. Se não for correspondido, se mostrará frio e distante, mas se for magoado, desprezado, ou traído, então, espere a mais fria e cruel vingança.

As brigas são muito comuns nos relacionamentos com os homens de Escorpião, já que eles são extremamente ciumentos e você não poderá lhes esconder nada.... nada mesmo. Ele tentará abrir suas entranhas e examinar o seu interior para ter certeza que você não está mentindo. Ele é naturalmente desconfiado, portanto, não lhe dê razões para desconfianças. Ele abrirá sua bolsa, examinará sua agenda, e se achará em pleno direito de fazê-lo. No entanto, se ele se sentir seguro, poderá ser fiel e o relacionamento será então proveitoso e duradouro.

O ciúme que ele demostra (ele está sempre buscando os sinais de sua traição...) poderá se tornar patológico se ele for um escorpiano inseguro, já que para ele possuir o objeto amado é essencial quanto o ar que ele respira.

Portanto, se você conseguir conviver com o ciúme, a posse, a desconfiança, a manipulação, bem... vá fundo no relacionamento. Ele valerá a pena já que você terá um ótimo amante. Ele colocará em você uma etiqueta de "minha propriedade" e controlará todos os seus passos, mas lhe dará em troca um amor profundo, muito sexo (ele é extremamente erótico!) e devoção.

A Mulher de Escorpião

Assim como o homem, a mulher de Escorpião possui as mesmas características de possessividade, manipulação, intensidade de sentimentos e força de vontade. Ela é capaz de sentimentos profundos e não se contenta com relacionamentos superficiais. Sua motivação a leva a examinar as profundezas de seu ser, já que ela quer entender suas fraquezas e suas inseguranças, para melhor controlá-las. Ela não tem medo de examinar o seu lado mais obscuro, já que o faz com seus próprios sentimentos, mas não deixa nada ao azar.

Ela não suporta a hipocrisia e não aceita os joguinhos de meios sentimentos ou meios relacionamentos. Ela pode aceitar tudo, menos a fraqueza de caráter e irá esperar de seu parceiro uma devoção completa e total. Ela se entrega por completo num relacionamento, mas somente após ter longamente observado seu parceiro para conhecê-lo profundamente.

Ela tem um senso de justiça aguçado e será capaz de compreender e aceitar o seu ponto de vista, se ela o julgar justo e correto. Mas você sempre verá a desconfiança atrás de seu olhar misterioso e gélido, olhar que está como que a procurar a tempestade que se esconde por trás da calmaria. Aliás, ela não suporta calmaria. Eu costumo dizer que o Escorpião não é um signo de Água, mas sim de lava, lava vulcânica, que queima e reduz a cinzas tudo o que ela encontra no caminho. E assim como um vulcão, os nativos deste signo explodem de vez em quando, e então... sai de baixo!

Ela é capaz de grandes paixões e de grandes ódios, e irá esperar o tempo que for para se vingar, se se sentir traída. Ela não irá lhe oferecer a outra face se você lhe der um tapa. Não. Espere dela a mais fria e cruel vingança, leve o tempo que for. É verdade que ela tem uma memória de elefante, mas isto serve também para o bem. Ela não esquecerá um gesto de carinho, de afeto ou de amor de sua parte. E lhe será devota e fiel.

Escorpião e o Amor

Bem, me parece que já vimos com bastante detalhes a forma de amar deste signo. O Escorpião deve ser compreendido para ser aceito em sua totalidade. Não há meio termo, ou você o ama ou o odeia. Ele sabe amar como ninguém e sabe odiar como ninguém, sabe ferir como ninguém e compreender como ninguém.

Se você for sensível às suas críticas mordazes, se você se magoa facilmente, se você preferir um relacionamento terno e morno, calmo e tranqüilo, fique longe dos nativos deste signo. Eles podem ser fascinantes, mas a vida com eles será tudo menos monótona!

Não tente lhes esconder algo, mesmo os seus sentimentos mais íntimos serão autopsiados e examinados com o seu olhar gélido e desconfiado, que procurará sempre uma razão para dizer "Viu? Eu tinha razão! Você está me escondendo alguma coisa!"
Na realidade, esta é uma projeção de sua própria desconfiança quanto aos seus próprios sentimentos, tão perturbadores e intensos que não podem ser controlados ou mesmo compreendidos em sua totalidade.

Os relacionamentos com os nativos de Escorpião serão, no entanto, duradouros e profundos, se você lhes deixar a impressão que eles estão mantendo tudo sob controle.

Signos relacionados

A Triplicidade de Água: Câncer, Escorpião e Peixes

Com os outros signos de Água, eles podem se entender de forma maravilhosa; no entanto, seja Peixes ou Câncer, poderão ficar facilmente magoados pela forma impenetrável que os nativos de Escorpião têm de prescrutá-los. Não esqueça a natural timidez destes signos, bastante introspectivos.

A Triplicidade do Ar: Gêmeos, Libra e Aquário

Apesar de se sentirem fascinados pelos nativos de Escorpião, os nativos dos signos de Ar poderão se sentir atormentados quando não conseguirem conter toda aquela profundidade de sentimentos e emoções que são manifestados pelos nativos deste signo. Eles tentarão explicar racionalmente aquilo que é ressentido nas entranhas de forma mais intensa e cruel e que é dificilmente explicável com palavras ou raciocínios lógicos.

A Triplicidade da Terra: Touro, Virgem, Capricórnio

Os nativos de Terra não gostam muito de emoções intensas, já que são tão realistas e práticos. No entanto, podem oferecer um ótimo contraponto aos nativos de Escorpião, se puderem compreender a sua perspicácia e sua profundidade, e se conseguirem superar os momentos turbulentos que eles tanto temem. Sem tentar explicar nada, podem oferecer um porto seguro para as águas turbulentas dos nativos de Escorpião.

A Triplicidade do Fogo: Áries, Leão e Sagitário

Com os nativos dos signos de Fogo, o relacionamento poderá ser altamente turbulento, fogoso e cheio de cenas teatrais, alimentando o dia-a-dia com eesa energia. Os nativos de Escorpião tentarão subjugar os nativos dos signos de Fogo deflagrando verdadeiras batalhas diárias. Os relacionamentos terão pouca probabilidade de ser duradouros.

Dicas para criar um nome para a sua empresa

Quando realizamos a Consulta Empresarial para criação do Nome Fantasia e da Razão Social para uma empresa, muitas vezes nos defrontamos com o mesmo problema: o profissional de Numerologia pede uma lista com pelo menos 8 a 10 nomes para serem analisados, e o cliente geralmente consegue apenas pensar em um dois - e olhe lá! Explico melhor como funciona este estudo e porque isto cria dificuldades:

A ESCOLHA DO NOME FANTASIA

Na primeira etapa, fazemos o estudo desses nomes, selecionando os positivos, e excluindo os que não são favoráveis. Alguns nomes que, a princípio, não são bons, se modificados numerologicamente (dobrando-se uma letra, substituindo-se um I por Y, mudando-se a grafia), podem se tornar viáveis.

Na segunda etapa, os nomes selecionados vão ser analisados novamente em combinação com uma lista de palavras que especificam o ramo de negócios. O nome de uma loja de roupas (Freeway, por exemplo) pode ser estudado junto com as palavras "Confecções", "Moda" ou "Moda Feminina", da maneira como vão aparecer no cartão ou na placa da loja.

Um nome só pode ser considerado favorável quando ele é positivo tanto isoladamente (Freeway), como na combinação com estas palavras complementares (Freeway Moda Feminina). E nem sempre isso é fácil, pois se muitas vezes Freeway é positivo isoladamente, combinado com Confecções, ou Moda pode não ser favorável e apenas trazer uma possibilidade interessante quando combinado com Moda Feminina...

O ESTUDO DA RAZÃO SOCIAL

Quando se cria também a Razão Social, há ainda uma terceira etapa: este Nome Fantasia deve ser cruzado também com uma relação de palavras que definem o campo de atividade (semelhantes à anterior) + Ltda, ou S/C Ltda, ou Me (de acordo com as especificações da Junta Comercial, o que deve ser visto a partir da consulta ao contador da empresa); no caso de uma confecção, por exemplo, a listagem pode incluir: Confecções Ltda, Indústria e Comércio de Roupas Ltda, etc.

No final de todo este processo, encontramos geralmente apenas 2 ou 3 alternativas positivas, e aí efetuamos a seleção final, de acordo com o perfil do empresário, do ramo de negócios ou escolha pessoal.

Fica claro, então, que esse estudo exige o cruzamento de vários nomes e uma listagem grande de palavras complementares para que se encontrem algumas soluções positivas.

Portanto, quando o cliente traz apenas um ou dois nomes, há grande risco de não se conseguir a solução desejada. E aqui voltamos ao nosso tema principal: a maior parte das pessoas se defronta com uma grande dificuldade: o famoso "branco", ou a fixação em apenas um nome, sem conseguir pensar em outras alternativas.

Para facilitar esse processo, elaborei algumas dicas práticas que podem auxiliar:

DICAS PARA ENCONTRAR UM NOME

1ª DICA. Reúna alguns parentes e amigos, sentem-se em torno de uma mesa, e façam um "brainstorming" (tempestade de idéias). Num primeiro momento, digam todas os nomes que vierem à cabeça, sem censurar ou racionalizar. Não permitam que haja críticas ou comentários sobre os nomes, o importante é "jogar as idéias na roda" da maneira mais espontânea possível. Todas as bobagens são permitidas, pois muitas vezes de um palpite aparentemente maluco, surgem novas conexões que trazem o nome ideal. Um participante deve ser encarregado de anotar rapidamente todas as palavras, permitindo que esse processo seja realizado por todas as pessoas, de maneira dinâmica e despreocupada. Somente numa segunda fase é que o grupo vai retomar os nomes, pensar neles mais cuidadosamente, fazer todas as associações possíveis e selecionar os melhores.

2ª DICA. Pense nas qualidades que você associa ao seu produto ou empresa, e que deseja agregar à sua imagem. Se é uma empresa de engenharia, pode-se trazer as idéias de estabilidade, eixo firme, por exemplo. Agora busque palavras que tragam essa noção, como ESTRUTURA, ou VÉRTICE. Um supermercado traz a idéia de estoque sempre disponível ao cliente, e poderá se chamar STOCK. Um bar com muito movimento trará a idéia de RODA VIVA. Uma loja de artesanato, COISAS DA TERRA. Se quiser passar a idéia de modernidade, pode chamar a sua confecção de SÉCULO XXI. Um Spa na cidade de Cajamar se remete à noção de saúde e ecologia quando se chama SPA MÃE NATUREZA.

3ª DICA. Veja ainda se esta palavra pode ser transformada: que tal utilizar STRUCTURA em vez de ESTRUTURA, ITTEM em vez de Item ou a palavra CHAMMA? Não se preocupe tanto com a grafia original, a criação de um nome pode contar com uma certa liberdade poética - mas, é claro, dentro dos limites do bom senso e do bom gosto.

4ª DICA. Observe o local onde a loja ou empresa está situada: ele pode trazer sugestões para o nome. Que tal chamar uma farmácia que se situa no entroncamento de ruas de FARMÁCIA DA ESQUINA? Ou uma fazenda dentro de um terreno arborizado de FAZENDA DAS PALMEIRAS? Uma solução muito comum é incluir o nome da rua no próprio nome, e vemos em todos os lugares um BAR SERGIPE ou uma FLORICULTURA RIO DE JANEIRO. A cor do imóvel ou um detalhe da logomarca na placa pode ser usada também, então uma escola pode se chamar de CASA AMARELA ou ARCO ÍRIS.

5ª DICA. Um certo humor e irreverência é desejável, e uma confecção pode se chamar RABO DE SAIA (como uma loja brasiliense), JAQUIE USAVA (loja paulista) ou DO AVESSO (loja de artesanato indiano e balinês em Curitiba).

6ª DICA. Veja como estas palavras são escritas em outras línguas - muitas vezes o resultado é bonito e elegante. Um perfume fino poderá se chamar DESIRÉE (e não Desejo), ou BEAUTÉ , em vez de Beleza.

7ª DICA. Não se esqueça de buscar no dicionário os sinônimos ou variações das palavras que identificam o seu negócio. Se quer utilizar a palavra FONTE, pense também em CHAFARIZ e BICA D'ÁGUA. Veja também os diminutivos, como FONTAINHA. Você pode agregar também cores ou características ao nome, como FONTE DO AMOR ou CHAFARIZ AZUL.

8ª DICA. Verifique também no dicionário a raiz grega e latina destas palavras. Você pode descobrir que o nome latino CONSULTARE é adequado a uma consultoria, a palavra grega MYTHOS combina bem com uma loja esotérica e o nome ETHOS é perfeito para um instituto paulista que promove palestras e cursos de aperfeiçoamento profissional

9ª DICA. Busque associação com países ou regiões que trabalham tradicionalmente com essa atividade; por exemplo, restaurantes de massas podem utilizar palavras como TRATTORIA ou conter nomes de cidades italianas, como VENEZA OU FIRENZE; nomes italianos também são adequados para lojas de calçados finos (como VIA VENETO) e sorveterias (FRUTELLI). Nomes franceses são adequados à moda fina ou a perfumes. Uma escola de Inglês pode se chamar LITTLE ENGLAND ou OXFORD, e uma loja de produtos místicos importados, INDIAN HOUSE.

10ª DICA. Podemos ainda utilizar o nome dos proprietários para personalizar a empresa, então uma empresa pode se chamar LOURENÇO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO ou ENGENHARIA ARAÚJO. ALEXANDRE HERCHCOVITCH e FAUZE HATEN deram seus nomes aos seus ateliês de moda, e são famosos os produtos de beleza ANA PEGOVA.

11ª DICA. Mas atenção: tenha MUITO CUIDADO ao criar um nome a partir da combinação dos nomes de filhos, esposa ou parentes: geralmente a solução encontrada é desconjuntada, feia, e não passa um conceito claro sobre a empresa. Então, evite os JORABEA (JO de João; RA de Raquel e BEA de Beatriz) ou MADAVE (MA de Maria, DA de Davi e VE de Vera). Por mais que queria homenagear os parentes queridos, não o faça no nome da empresa: tenho certeza de que ficarão mais felizes com um belo presente do que participando de um nome que mais parece um Frankenstein mal remendado.

12ª DICA. Se não conseguir pensar mesmo em nomes, apesar de todas as sugestões, pegue um mapa mundi, e dê uma olhada em nomes de cidades européias, americanas e brasileiras, e com certeza encontrará muitas sugestões. Afinal, quantas vezes você não se defrontou com lojas e empresas que se chamam LONDON, CANNES OU VERMONT?

13ª DICA. Finalmente, você pode também dar-se a liberdade de criar um nome que não tenha nenhuma relação direta com a lógica da sua loja ou produto ou qualquer outra coisa, como são os nomes CLIO, GRADIENTE, BLUE MAN, TULIPA AZUL ou RAYA DE GOEYE (estas duas últimas, lojas paulistas). Quem disse que tudo precisa ter sentido? Crie o seu! Portanto, vá à luta e mostre o seu gênio criador!

Observação: O objetivo deste artigo é mostrar a importância do nome na criação das tendências da empresa e como é realizada essa análise. Mas a autora não envia sugestões de nomes personalizados nem realiza consultoria gratuita, uma vez que a criação de nome empresarial implica num estudo complexo, trabalhoso e demorado e só pode ser realizado através de uma Consulta. Se quiser mais informações sobre a Consulta de Planejamento do Nome de Empresa, entre em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário