terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

FILHOS


Quando o teu(tua) filho(a) disser: pai, mãe “não se metam na minha vida!”



Hoje que estou aprofundando meus estudos sobre a Família, seus valores, seus princípios, suas riquezas, seus conflitos, recordo-me de uma ocasião em que escutei um jovem gritar para seu pai: NÃO TE METAS NA MINHA VIDA!

Essa frase tocou-me profundamente.

Tanto que, freqüentemente, me recordo dela, eu diria ante essa exclamação inconveniente de meu(minha) filho(a)?

- Filho, um momento, não sou eu que me meto na tua vida, foste tu que te meteste na minha!

Faz muitos anos, graças a nossa programação e as Leis de Deus, e pelo amor que tua mãe e eu sentimos, chegaste às nossas vidas e ocupaste todo nosso tempo.

Tive que me dividir entre as tarefas do meu trabalho e as da casa para ajudá-la.

Os gastos aumentaram incrivelmente, tanto que grande parte do que ganhava era gasto contigo, para pagar um bom médico que atendesse tua mamãe e a ajudasse a ter uma gravidez saudável, em medicamentos, na maternidade, em comprar-te todo um guarda-roupa etc. Tua mãe não podia ver nada de bebê, que não o quisesse para ti, compramos tudo o que podíamos, contando que tu estivesses bem e tivesses o melhor possível.

(NÃO METER-ME NA TUA VIDA!)

Chegou o dia em que nasceste:

Desde a primeira noite não dormimos.

A cada três horas, como se fosses um alarme de relógio, despertavas para te darmos de comer.

Outras, porque te sentias mal e choravas e choravas, sem que nós soubéssemos o que fazer, pois não sabíamos o que te tinhas, até chorávamos contigo.

(NÃO METER-ME NA TUA VIDA!)

Começaste a andar e não sei quando foi que tive que andar mais atrás de "ti", se quando começaste a andar ou quando pensaste que já sabias.

Já não podia sentar-me tranqüilo lendo jornal, porque quando acordavas, te perdias da minha vista e tinha que sair atrás de ti para evitar que te machucasses.

(NÃO METER-ME NA TUA VIDA!)

Ainda me lembro do primeiro dia de aula, quando tive que telefonar para o serviço e dizer que não podia ir.

Na porta do colégio choravas e pedias-me que não fosse embora.

Tive que entrar contigo na escola, e pedir à professora que me deixasse estar ao teu lado algum tempo, na sala, para que te fosses acostumando.

Depois de algumas semanas, já não me pedias que ficasse e até esquecias de se despedir quando saías do carro correndo para te encontrares com os teus amiguinhos.

(NÃO METER-ME NA TUA VIDA!)

Foste crescendo, já não querias que te levássemos às festas em casa de teus amiguinhos, pedia-nos que parássemos numa rua antes de te deixarmos e que te fôssemos buscar numa rua depois.

Porque já era o “top”, não querias chegar cedo em casa.

Incomodava-te que te impuséssemos regras.

Não podíamos fazer comentários sobre os teus amigos, sem que te voltasses contra nós, como se os conhecesses a eles toda a tua vida e nós fôssemos uns perfeitos "desconhecidos" para ti.

(NÃO METER-ME NA TUA VIDA!)

Cada vez sei menos de ti por ti mesmo, sei mais pelo que ouço dos demais.

Já quase não queres falar comigo, diz que apenas sei reclamar, e tudo o que faço está mal, ou é razão para que te rias de mim, pergunto: como, com todos estes defeitos, pude dar-te o que até agora tens tido?

Tua mãe passa noites em claro e, consequentemente, não me deixa dormir dizendo-me que ainda não chegaste e que já é madrugada, que o teu celular está desligado, que já são 4h e não chegas.

Até que, por fim, podemos dormir quando acabas de chegar.

(NÃO METER-ME NA TUA VIDA!)

Já quase não falamos, não me contas as tuas coisas, aborrece-te falar com velhos que não entendem o mundo de hoje.

Agora só me procuras quando tens que pagar algo ou necessitas de dinheiro para a universidade, ou para se divertir.

Ou pior ainda, procuro-te, quando tenho que chamar-te a atenção.

(NÃO METER-ME NA TUA VIDA!)

Mas estou seguro que diante destas palavras: "NÃO TE METAS NA MINHA VIDA", podemos responder juntos: filho(a), não me meto na tua vida pois foste tu que te meteste na minha, te asseguro que desde o primeiro dia até o dia de hoje, não me arrependo que te tenhas metido nela e a tenhas transformado para sempre!

Enquanto for vivo, vou meter-me na tua vida, assim como tu te meteste na minha, para ajudar-te, para formar-te, para amar-te e para fazer de ti um homem ou uma mulher de bem, só os pais que sabem meter-se na vida de seus filhos conseguem fazer deles, homens e mulheres que triunfam na vida e são capazes de amar!

PAIS: MUITO OBRIGADO!

Por se meterem na vida dos seus filhos.

Ah, melhor ainda, corrijo, por terem deixado que os seus filhos se metam nas suas vidas!

E para vocês filhos: valorizem seus pais, não são perfeitos, mas amam vocês e tudo o que desejam é que vocês sejam capazes de enfrentar a vida e triunfar como homens de bem!

A vida dá muitas voltas, e, em menos tempo do que vocês imaginam, alguém lhes dirá:

“NÃO TE METAS NA MINHA VIDA!”

A paternidade não é um capricho ou um acidente, é um dom de Deus, que nasce do Amor!

Deus os abençoe! A TODOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário