sexta-feira, 10 de maio de 2013

TelexFree é o maior golpe online da atualidade



Dinheiro fácil sem trabalho. A fórmula mágica para o sucesso financeiro parece ter sido inventada agora com o chamado Marketing Multinível na web. A teoria é bem elaborada, com muitas estatísticas e até depoimentos de beneficiados. Mas acontece que o negócio de hoje  é o velho esquema de pirâmide, que ganhou a repercussão e ferramentas digitais.
World Prelaunch, Muticlick e, principalmente, TelexFree são as “empresas” com maior destaque que prometem dinheiro em tarefas online. A ideia delas é que se forme uma rede de colaboradores (conceito que combina com a web), onde estes pagam uma taxa para entrar e depois tem um suposto retorno. Neste tempo estes precisam captar novos colaboradores, para ganhar dinheiro em cima dos próximos - e assim sucessivamente.
Lembra bastante os esquemas de pirâmide, não? É a mesma coisa, pois em alguns cálculos simples de progressão, a rede com o tempo torna-se insustentável (no 10º nível, de um esquema que começa com 10 pessoas, teríamos quase a população toda do Brasil envolvida). Só que tudo isso é feito enquanto os enganados colaboradores fazem papéis de bobos na web.
Até o Ministério da Fazenda, por meio Secretaria de Acompanhamento Econômico, foi obrigada a emitir uma nota esta semana, para esclarecer que isto é um golpe ("crime contra a economia popular") de forma oficial.

Clique na imagem para ver direto no site do Ministério da Fazenda.
A TelexFree e outras "empresas" usam a desculpa de trabalhar para um serviço de Voz Sobre IP, para ligações telefônicas mais baratas (numa suposta parceria com operadoras de telefonia). Quem entrar na roubada como colaborador ganharia desconto nas ligações. Bobagem, pois existem vários programas que fazem esse serviço com preço bem mais baixo e até de graça, como o Skype, o Google Hangout, o Facebook e o What´s App.
No Reclame Aqui há 1443 reclamações contra a empresa (em sua maioria, de usuários que se sentem prejudicados pelo software usado pela companhia), sendo que 249 não foram respondidas. A empresa tem nota 7.36 de avaliação no site.
Todas as empresas de Marketing Multinível que atuam na internet também gostam de usar o termo Marketing Digital. Pessoas que realmente atuam na área de forma séria, que estudam para isso, tem arrepios ao ouvir esse termo (leia o slide 32 da apresentação Tendências da Comunicação Digital, por Martha Gabriel).
Outro problema dessas empresas é o spam gerado. Os que caíram no golpe colaboradores passam o dia enviando mensagens (e-mail, mensagem direta pelo Twitter ou Facebook) tentando convencer os outros a entrar, para ressarcir seus gastos. Muitos vezes, os filtros do e-mail não pegam estas mensagens, porque são enviadas de forma nominal e (pelos parâmetros dos robôs do filtro) certos. Esta é a parte mais triste.
Infelizmente, pessoas próximas, que acreditamos ter um mínimo grau de instrução, acabam iludidas pela promessa de dinheiro fácil. É como se o TelexFree e seus derivados fossem um vírus, que afetasse a mente das pessoas e se propagasse pelos canais online delas. E a melhor vacina é a informação contra este tipo de golpe.
 
A corrupção. corruptos São nossos políticos? Sim, por nossa culpa. O pior brasileiro é aquele que adquiri benefício de outro brasileiro. É lamentável como estes estão vivendo em sonhos nos ganhos destas empresas de "MMN?", às custas do pesadelo financeiro de milhares de outros que estão na base piramidal. Qualquer um que estuda economia sabe que estas são as bem filosóficas piramides de ontem. Empresas honestíssimas, limpinhas, com CNPJ e os cambal. Ponzi, onde está você? Vem aprender com estes espertalhões! São estes espertos? Sim, e como! Merecem a vida que tem? Palmas para estes gênios! Mas, todos desconhecem que vivemos nesta República Federativa de Merdas e Lamas. Seja, o otário, o peão, o político ou o bola da vez - são todos corruptos. O do Corolla ri daquele que escorrega no busão abarrotado e um infeliz do outro lado da rua rouba o dinheiro do amigo que colocou nesta fria. É assim: Avança Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário