quarta-feira, 18 de maio de 2011

TERAPIA FLORAL

Aplicações
A Terapia Floral, harmonizando os campos energéticos que envolvem o indivíduo, se faz essencialmente indicada nos casos de:
Stress
Obesidade
Insônia
Vícios em geral
Agressividade
Bloqueios
Falta de concentração
Depressão
Impaciência
Medo
Ráiva, mágoa
Dificuldade nos relacionamentos
Traumas
Pânico
Sexualidade
Indecisão
Alienação
Ansiedade
Ciúme, inveja
Falta de coragem
Dispersão
Insegurança
Negatividade
Rejeição
Solidão
TPM (tensão pré-menstrual)
Adolescência
Insônia
Mudanças
Para os que sentem medo
Rock Rose
É o remédio da salvação. É aplicado nos casos de emergência para os quais parece não haver nenhuma esperança. Útil em acidentes ou em enfermidades que surgem repentinamente, ou nos momentos em que o enfermo está muito assustado ou aterrorizado, ou quando o estado é grave o bastante para causar inquietação nos que estão ao redor. Se ele estiver inconsciente, pode-se umedecer-lhe os lábios com este remédio. Outros remédios podem ser também necessários; no caso, por exemplo, em que há inconsciência - ou seja, num estado de profunda sonolência-, Clematis; no caso do paciente encontrar-se atormentado, Agrimony, etc.
Mimulus
Bom para quando se tem medo das coisas do mundo, da enfermidade, da dor, dos acidentes, da pobreza, da escuridão, de estar só, da desgraça. Para os temores do dia-a-dia. Para pessoas que carregam consigo medos em silêncio e secretamente, sem falar disso livremente com os outros.
Cherry Plum
Para quando se tem medo de que a mente se esgote, de que se perca a razão, de que se faça coisas espantosas e horríveis, indesejáveis e prejudiciais, embora se pense nelas e se sinta impelido para elas.
Aspen
Para medos indefinidos e desconhecidos, que não têm nem explicação nem razão de ser. O paciente também pode estar apavorado diante do pressentimento de que algo terrível vai acontecer, sem que saiba exatamente o que será.
Esses medos indefinidos e inexplicáveis podem obcecá-lo dia e noite. Os que os sofrem costumam ter receio de contar aos demais suas preocupações.
Red Chestnut
Para as pessoas às quais é difícil não ficarem aflitas pelos demais.
Com freqüência não se preocupam consigo mesmas, mas chegam a sofrer muito pelas pessoas que amam, antecipando as desgraças que podem ocorrer-lhes.
Para os que sofrem de indecisão
Cerato
Para os que não têm bastante confiança em si mesmos para tomar as próprias decisões.
Estão constantemente pedindo conselho aos outros, sendo muitas vezes mal-aconselhados.
Scleranthus
Para os que são incapazes de se decidir entre duas coisas, inclinando-se ora em direção a uma, ora a outra.
São geralmente pessoas tranqüilas, caladas, que carregam sozinhas a sua dificuldade, pois não se sentem inclinadas a tratar dela com os outros.
Gentian
Para os que desanimam facilmente. Essas pessoas podem fazer progressos satisfatórios no que diz respeito à enfermidade e aos negócios da vida cotidiana, mas, diante do menor imprevisto ou entrave, começam a vacilar e logo desanimam.
Gorse
É um remédio apropriado para casos em que há grande desesperança. Para a pessoa que perdeu toda a fé em que se possa fazer algo por ela.
Quando persuadida ou para satisfazer aos demais, pode experimentar tratamentos diferentes, ao mesmo tempo assegurando a todos os que a rodeiam de que há pouca esperança de alívio.
Hornbeam
Auxilia os que sentem que não têm força suficiente, tanto mental quanto física, para carregar o fardo da vida que lhes foi colocado sobre os ombros; as solicitações da vida cotidiana lhes parecem excessivas, se bem que costumem cumprir com suas obrigações de modo satisfatório.
Aconselhável para os que crêem que uma parte, da mente ou do corpo, necessita fortalecer-se antes que possam fazer bem o seu trabalho.
Wild oat
Apropriada para os que têm ambições quanto a realizar algo importante na vida, os que querem adquirir muita experiência, desfrutar de tudo que está ao seu alcance e viver a vida ao máximo.
Sua dificuldade consiste em determinar a que ocupação desejam se entregar, pois, embora suas ambições sejam fortes, não têm vocação que os atraia acima das demais.
Isso pode trazer-lhes perda de tempo e insatisfação.
Falta de interesse pelas circunstâncias atuais
Clematis
De grande utilidade para as pessoas sonolentas, indolentes, que nunca estão totalmente despertas, nem demonstram grande interesse pela vida. Para as pessoas paradas, que não estão muito felizes com a situação em que se acham, e que vivem mais no futuro do que no presente, alimentando esperanças de que cheguem melhores dias, quando seus ideais tornar-se-ão realidade. Algumas dessas pessoas, quando estão doentes, se esforçam muito pouco para se recuperar e, em alguns casos, chegam a desejar a morte, na esperança de tempos melhores ou de encontrar uma pessoa querida que tenham perdido.
Honeysuckle
Para os que vivem muito no passado, lembrando-se talvez de uma época de grande felicidade, ou de um amigo morto, ou pensando nos sonhos que não se tornaram realidade. Não acreditam que possam ter felicidade como a que um dia tiveram.
Wild Rose
Para os que, aparentemente sem razão suficiente, se conformam com tudo o que acontece à sua volta, e se limitam a passar pela vida, aceitando-a como ela é, sem se esforçar por melhorar as coisas nem por encontrar alegria. Renderam-se, sem se lamentar, na luta pela vida.
Olive
Apropriada para os que muito sofreram, mental ou fisicamente, e que se encontram tão exaustos e esgotados que sentem faltar-lhe as forças para fazerem o que quer que seja. Para eles, a vida cotidiana implica um grande esforço, e não lhes proporcionam prazer.
White Chestnut
Para os que não conseguem evitar pensamentos, idéias e deduções que não gostariam que entrassem em suas mentes. Isso costuma acontecer em épocas nas quais o interesse do momento não é intenso o bastante para ocupar sua mente por completo.
Os pensamentos preocupantes não os abandonam ou, se se desfazem por alguns momentos, retornam em seguida. Parecem dar voltas e voltas, causando um tormento mortal.
A presença de tais pensamentos desagradáveis põe fim à calma e interfere na capacidade de se concentrar somente no trabalho ou na diversão do dia.
Mustard
Para os que estão sujeitos a períodos de melancolia, e até de desespero, como se pairasse sobre eles uma nuvem gélida e sombria, encobrindo a luz e a alegria da vida. Essas crises podem não ter nenhuma razão ou explicação aparente.
Nessas condições, é praticamente impossível mostrar-se feliz ou animado.
Chestnut Bud
Para os que não tiram todo o proveito da observação e da experiência, e que levam mais tempo que os outros para aprender as lições da vida cotidiana.
Embora uma experiência basta para alguns, essas pessoas necessitam de mais, às vezes de várias experiências, antes de aprender a lição.
Por isso, para seu pesar, acabam tendo de cometer o mesmo erro em diferentes ocasiões, enquanto uma vez seria o bastante, ou enquanto uma observação dos outros poderia evitar até esse único erro.
Para a solidão
Water Violet
Para os que, na saúde ou na doença, apraz ficarem sós. Pessoas muito silenciosas, que andam sem fazer ruído, que falam pouco e com suavidade. Essas pessoas são muito independentes, capazes e seguras de si. Não são influenciadas pelas opiniões alheias. Reservadas, deixam as pessoas sozinhas e seguem o próprio caminho. Com Freqüência, são pessoas inteligentes e talentosas. Sua paz e serenidade são uma bênção para quantos as rodeiam.
Impatiens
Para os que são rápidos em pensamentos e ação, e que querem que tudo se faça sem hesitação nem atraso. Quando estão doentes, ficam ansiosos para se restabelecerem rapidamente.
É-lhes muito difícil ter paciência com pessoas lentas, por isso lhes parece errado e uma perda de tempo; assim, se esforçarão para fazer com que essas pessoas sejam mais rápidas de qualquer modo.
Freqüentemente preferem trabalhar e pensar sozinhos, para que possam fazer as coisas em seu próprio ritmo.
Heather
Para os que estão costantemente buscando a companhia de alguém que esteja disponível, pois sentem necessidade de discutir seus problemas com os demais, seja quem for. São pessoas muito infelizes quando têm de ficar sozinhas por algum tempo.
Para os que têm sensibilidade excessiva a influências e opiniões
Agrimony
Para pessoas joviais, animadas, de bom humor, que gostam de paz e que se desagradam com discussões ou com brigas, a ponto de devido a isso renunciarem a muitas coisas.
Essas pessoas, ainda que amiúde tenham problemas, tormentos e inquietações, e sintam perturbações na mente e no corpo, escondem suas aflições por trás de seu bom humor e brincadeiras, sendo consideradas ótimas amigas. Com freqüência tomam álcool ou drogas em excesso para se estimularem e continuarem suportando suas atribuições com ânimo.
Century
Para pessoas delicadas, silenciosas e suaves, que se mostram demasiadamente ansiosas em servir aos demais. Supervalorizam a própria força na ânsia de agradar.
Seu anseio cresce de tal modo que elas se convertem mais em escravos do que em voluntários no auxílio aos outros. Sua bondade as leva a cumprir mais tarefas do que lhes é possível fazer e, assim, chegam a descuidar da sua própria missão nesta vida.
Walnut
Para os que têm ideais e ambições bem definidos na vida e que os estão concretizando, mas algumas vezes se vêem tentados a se afastar de suas próprias idéias, de seus objetivos e do próprio trabalho diante do entusiasmo, das convicções ou das convincentes opiniões dos demais.
É o remédio adequado para proporcionar constância e proteger o indivíduo de influências externas.
Holly
Para os que se vêem às vezes atacados por pensamentos tais como a inveja, o ciúme, a vingança, a suspeita.
Para os diferentes tipos de desgosto que se pode sofrer.
Tais pessoas podem sofrer muito, sendo que, com freqüência, não existe uma causa real para a sua infelicidade.
Para o desalento ou desespero
Larch
Para os que não se consideram tão bons nem tão capacitados quanto quem os rodeia, e que esperam o fracasso, sentindo que nunca farão nada bem, e que, por isso, não se arriscam nem se esforçam o suficiente para obter êxito.
Pine
Para os que se culpam a si mesmo. Até mesmo quando algo lhes sai bem, pensam que poderiam tê-lo feito melhor, e nunca estão satisfeitos com o próprio esforço nem com os resultados que obtêm. Trabalham demais e sofrem muito com os erros que atribuem a si mesmos.
Às vezes, os erros se devem aos outros, mas essas pessoas também se sentem responsáveis por eles.

Elm
Para os que estão fazendo um bom trabalho, seguindo a vocação de sua vida, que esperam fazer algo importante e, com freqüência, em benefício da humanidade.
Em certas ocasiões, essas pessoas podem ter momentos de depressão, quando sentem que a tarefa que empreenderam é demasiado difícil e que ultrapassa as forças de um ser humano.
Sweet Chestnut
Para os momentos em que a angústia é tão grande que parece absolutamente insuportável.
Quando a mente ou o corpo se sentem no limite de suas forças e nada mais podem fazer.
Para quando se tem a impressão de que só resta a destruição e o aniquilamento.
Star of Bethlehem
Para os que estão angustiados, em circunstâncias que geram uma grande desdita momentânea.
O choque de uma notícia grave, a perda de um ente querido, o medo que se segue a um acidente, etc.
Para os que , num determinado período, se recusam a ser consolados, este remédio traz alívio.
Willow
Para os que sofreram uma adversidade ou uma desgraça, e que acham muito difícil aceitá-la sem lamentações ou ressentimentos, pois julgam a vida mais pelas vitórias que conquistam.
Parecem-lhes que não merecem um revés tão grande, que isso é injusto, fazendo com que fiquem profundamente amargurados. Tais pessoas costumam perder o interesse e mostram-se menos eficientes nas coisas da vida que antes apreciavam.
Oak
Para os que se debatem e se empenham denodadamente para serem bem-sucedidos ou pelas coisas da vida cotidiana, tentando uma coisa atrás da outra, ainda que seu caso pareça desesperado.
Continuarão lutando. Ficam descontentes consigo mesmos na enfermidade, se esta interfere com seus deveres ou impede de ajudar aos demais.
São pessoas corajosas, que enfrentam as grandes dificuldades sem perder a esperança nem deixar de se esforçar.
Crab Apple
É o remédio da limpeza.
Para os que se sentem como se tivessem em si algo não muito limpo.
Às vezes, trata-se de algo aparentemente de pouca importância; em outros casos, pode haver uma doença mais grave que é quase ignorada em comparação com o problema que os perturba no momento.
Em ambos os casos se encontram ansiosos por se verem livres de uma coisa em particular que a eles parece maior e tão importante que é preciso curar-se dela.
Este remédio limpa e purifica as feridas, se o paciente tem motivos para crer que ingeriu veneno que deva ser eliminado.
Excessiva preocupação com o bem-estar dos outros
Chicory
Para os que pensam muito nas necessidades dos outros e tendem a cuidar excessivamente das crianças, dos familiares e dos amigos, e sempre encontram algo que precisam endireitar. Essas pessoas estão continuamente corrigindo o que lhes parece errado e se comprazem com isso. Querem que aqueles dos quais cuidam permaneçam perto delas.
Vervain
Para os que têm princípios ou idéias fixas, que estão certos de estarem com a verdade e, por isso, raras vezes mudam.
Tais pessoas desejam veementemente converter para o seu modo de ver a vida todos aqueles que as rodeiam.
Têm grande força de vontade e muita coragem quando estão convencidas das coisas que querem ensinar.
Na enfermidade, ainda lutam, quando outros já teriam desistido de tudo.
Vine
Para as pessoas muito capazes, seguras da própria competência, com fé no êxito.
Por serem tão seguras, acreditam que seria útil convencer os demais a fazerem as coisas à sua maneira, ou como estão convencidas de que é certo. Mesmo enfermas, dão instruções a quem cuida de seu tratamento.
Podem ser muito valiosas em casos de emergência.
Beech
Para os que sentem necessidade de ver mais beleza e bondade em tudo o que os rodeiam. E, mesmo que muitas coisas pareçam andar mal, necessitam ter a capacidade de ver o bem crescendo ali, para que possam ser mais tolerantes, indulgentes e compreensivos com as diferentes maneiras com que cada indivíduo e cada coisa caminha até a sua perfeição final.
Rock Water
Para os que são muito austeros em seu modo de viver; privam a si mesmo de muitas alegrias e prazeres da vida porque consideram que isso poderia interferir no seu trabalho.
São mestres severos para si mesmos. Desejam estar bem, fortes e ativos, e farão qualquer coisa que julgarem conveniente para se manterem assim. Esperam servir de exemplo que atraia as outras pessoas que podem então seguir as suas idéias e, conseqüentemente, se tornarem melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário